top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Paulo Arruda 08/04/2020 - Um espaço no meio do Atlântico onde se respira Sporting



O Espaço "O Leão do Atlântico" está localizado na Rua da Ponte Nova, nº 7, na Ribeira Grande (Açores) e foi inaugurado a 6 de maio de 2017 por duas lendas vivas do Sporting Clube de Portugal, Manuel Pedro Gomes e Hilário do Rosário da Conceição, pertencentes à famosa equipa de 63/64, vencedores da Taça das Taças.

Este foi um espaço criado com Esforço, Dedicação, Devoção e a Glória é para todos os adeptos e simpatizantes, que queiram cá visitar e contemplar o que mais de belo há no mundo, o Sporting Clube de Portugal. Não tive apoios do Sporting, Governo Câmara Municipal e Junta de Freguesia e nem de outras entidades. Fui eu que comprei esta moradia, que estava em ruínas, remodelei tudo com o meu dinheiro por amor à camisola. Eu senti que havia falta de presença e divulgação de imagem do Sporting aqui na ilha. Criei este espaço como uma alternativa para que os sportinguistas desfrutarem de um ambiente agradável, em que se vive e se respira Sporting. 1994.

Nos anos 90 ia ver alguns jogos do Sporting Clube de Portugal, mas tive uns anos que não fui a Alvalade, mas depois consegui ter mais uma margem de manobra, na vida privada, e consegui várias vezes adquirir muitos objetos de grande valor que aqui tenho. Sou colecionador desde 1994.

O Espaço "O Leão do Atlântico" pode ser visitado? Sim. Pode ser visitado mediante o horário que eu fixei na fachada principal do imóvel, entre as 19h e as 22h. Estarei sempre de portas abertas para o receber. Se por acaso as pessoas quiserem alterar, eu estou aqui para receber. Sábados e domingos estou sempre aberto. Nunca digo não a ninguém.

O que o visitante pode encontrar aqui? É um espaço com 50㎡, mas que precisava de ter no mínimo 250㎡. Ainda tenho mais coisas guardadas. De 6 em 6 meses renovo o espaço. Existem camisolas, bolas autografadas, placares, fotos, medalhas, cachecóis, galhardetes e outras relíquias. Tenho uma única camisa que há em Portugal de 1980. Foi apenas apresentada num só jogo para dar a conhecer o primeiro sponsor do Sporting Clube de Portugal - Puma e só foram feitas 14 camisolas para esse jogo. De acordo com as informações do Dr. Nuno Pessoa Barradas poderá ser a única que há em Portugal. O Dr. Nuno Barradas é que me ajudou a catalogar todas este espólio que aqui tenho, a nível de camisolas. Quem já visitou o espaço "O Leão Do Atlântico"? Já recebi pessoas dos 4 cantos do mundo - China, EUA, Canadá, Venezuela, Espanha, Inglaterra, Suiça, Republica Checa, Suécia África do Sul e Portugal Continental. Esperava mais pessoas simpatizantes do Sporting daqui de São Miguel. Tenho recebido muito mais do exterior do que do interior e não sei porquê?

Também já estiveram aqui várias equipas do Sporting Clube de Portugal como os sub10, os sub12, a equipa de voleibol, de hóquei em patins, atletismo, os Supporting - Pedro Marques. Também o campeão do mundo de kickboxing Fernando Fernandes já cá esteve.


No dia 1 de setembro de 2018, tive a presença de Bruno de Carvalho.

Em abril de 2019, tive o privilégio de receber o central José Carlos da equipa de 63/64, cuja camisola estava exposta no meu museu e que ele acabou por autografar, e perguntou-me como esta minha camisola (4) tinha chegado aos Açores? E eu disse-lhe: Diz lá tu?

E tivemos horas a conversar sobre o nosso Sporting, como a nossa vida se tinha cruzado tantas vezes e dessa partilha de vida e de experiências resultou, um dia, a minha aquisição da sua camisola branca nr4, que me honro bastante de ter agora na exposição. Esta foi a primeira camisola alternativa do Sporting usada nas épocas entre 1965 e 1970, e nos dias de hoje, para além desta, apenas existem mais dois exemplares.


E assim se respira Sporting no meio do Atlântico, com o mar como fronteira e no meio de uma paisagem idílica, recordamos diariamente que o verdadeiro património do Sporting Clube de Portugal são os seus sócios e adeptos. Partilhamos histórias e experiências e fomentamos nas novas gerações a semente do futuro. E tudo apenas por Amor!



Paulo Arruda

08/04/2020





788 visualizações22 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page