top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Paulo Arruda 08/04/2020 - Um espaço no meio do Atlântico onde se respira Sporting



O Espaço "O Leão do Atlântico" está localizado na Rua da Ponte Nova, nº 7, na Ribeira Grande (Açores) e foi inaugurado a 6 de maio de 2017 por duas lendas vivas do Sporting Clube de Portugal, Manuel Pedro Gomes e Hilário do Rosário da Conceição, pertencentes à famosa equipa de 63/64, vencedores da Taça das Taças.

Este foi um espaço criado com Esforço, Dedicação, Devoção e a Glória é para todos os adeptos e simpatizantes, que queiram cá visitar e contemplar o que mais de belo há no mundo, o Sporting Clube de Portugal. Não tive apoios do Sporting, Governo Câmara Municipal e Junta de Freguesia e nem de outras entidades. Fui eu que comprei esta moradia, que estava em ruínas, remodelei tudo com o meu dinheiro por amor à camisola. Eu senti que havia falta de presença e divulgação de imagem do Sporting aqui na ilha. Criei este espaço como uma alternativa para que os sportinguistas desfrutarem de um ambiente agradável, em que se vive e se respira Sporting. 1994.

Nos anos 90 ia ver alguns jogos do Sporting Clube de Portugal, mas tive uns anos que não fui a Alvalade, mas depois consegui ter mais uma margem de manobra, na vida privada, e consegui várias vezes adquirir muitos objetos de grande valor que aqui tenho. Sou colecionador desde 1994.

O Espaço "O Leão do Atlântico" pode ser visitado? Sim. Pode ser visitado mediante o horário que eu fixei na fachada principal do imóvel, entre as 19h e as 22h. Estarei sempre de portas abertas para o receber. Se por acaso as pessoas quiserem alterar, eu estou aqui para receber. Sábados e domingos estou sempre aberto. Nunca digo não a ninguém.

O que o visitante pode encontrar aqui? É um espaço com 50㎡, mas que precisava de ter no mínimo 250㎡. Ainda tenho mais coisas guardadas. De 6 em 6 meses renovo o espaço. Existem camisolas, bolas autografadas, placares, fotos, medalhas, cachecóis, galhardetes e outras relíquias. Tenho uma única camisa que há em Portugal de 1980. Foi apenas apresentada num só jogo para dar a conhecer o primeiro sponsor do Sporting Clube de Portugal - Puma e só foram feitas 14 camisolas para esse jogo. De acordo com as informações do Dr. Nuno Pessoa Barradas poderá ser a única que há em Portugal. O Dr. Nuno Barradas é que me ajudou a catalogar todas este espólio que aqui tenho, a nível de camisolas. Quem já visitou o espaço "O Leão Do Atlântico"? Já recebi pessoas dos 4 cantos do mundo - China, EUA, Canadá, Venezuela, Espanha, Inglaterra, Suiça, Republica Checa, Suécia África do Sul e Portugal Continental. Esperava mais pessoas simpatizantes do Sporting daqui de São Miguel. Tenho recebido muito mais do exterior do que do interior e não sei porquê?

Também já estiveram aqui várias equipas do Sporting Clube de Portugal como os sub10, os sub12, a equipa de voleibol, de hóquei em patins, atletismo, os Supporting - Pedro Marques. Também o campeão do mundo de kickboxing Fernando Fernandes já cá esteve.


No dia 1 de setembro de 2018, tive a presença de Bruno de Carvalho.

Em abril de 2019, tive o privilégio de receber o central José Carlos da equipa de 63/64, cuja camisola estava exposta no meu museu e que ele acabou por autografar, e perguntou-me como esta minha camisola (4) tinha chegado aos Açores? E eu disse-lhe: Diz lá tu?

E tivemos horas a conversar sobre o nosso Sporting, como a nossa vida se tinha cruzado tantas vezes e dessa partilha de vida e de experiências resultou, um dia, a minha aquisição da sua camisola branca nr4, que me honro bastante de ter agora na exposição. Esta foi a primeira camisola alternativa do Sporting usada nas épocas entre 1965 e 1970, e nos dias de hoje, para além desta, apenas existem mais dois exemplares.


E assim se respira Sporting no meio do Atlântico, com o mar como fronteira e no meio de uma paisagem idílica, recordamos diariamente que o verdadeiro património do Sporting Clube de Portugal são os seus sócios e adeptos. Partilhamos histórias e experiências e fomentamos nas novas gerações a semente do futuro. E tudo apenas por Amor!



Paulo Arruda

08/04/2020





788 visualizações22 comentários

Posts recentes

Ver tudo

22 Comments


Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues
Apr 11, 2020

Obrigado, Paulo Arruda especialmente pela divulgação nessa terra maravilhosa do Sporting Clube de Portugal!!!

Like

Rui Sá Pereira
Apr 09, 2020

Muito bom , adoraria, e espero que o consiga um dia, visitar.

Grande abraço e força, muita força, pois não é fácil ser-se sportinguista nos dias que correm.

Like

Pedro Chaves
Pedro Chaves
Apr 09, 2020

Parabéns Paulo Arruda.

Quando for aos Açores , irei certamente visitar este. Espaço de Sportinguismo

Like

boazonadazona
Apr 09, 2020

Ele não vai escrever mais nada. quero tudo é de graça e já ganharam milhões!!! Vão á merda todos!!!

Like

Nicolau Leocadio
Nicolau Leocadio
Apr 09, 2020

O Amor ao Clube é nestes pequenos gestos que se sente e transmite aos outros. SL

Like
bottom of page