top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL vs Campo Grande Football Clube - Parceria Rugido Verde



O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Horta Gavazzo. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube sofrido várias divergências internas, alguns dos seus sócios fundadores criaram o Campo Grande Football Clube, onde José Alvalade era o tesoureiro e Francisco Horta Gavazzo o secretário. Apesar do nome, esta associação dedicava-se às modalidades de futebol, ténis, corridas e saltos, mas também festas, bailes e piqueniques, o que gerou conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação.


Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objetivo da instituição levaram à saída de cinco membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1.º Visconde de Alvalade, que tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta.


Durante o período de fundação, José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num “grande clube, tão grande como os maiores da Europa”. Guiados pela aspiração de abrir caminho para o desporto em Portugal, os primeiros “Sportinguistas” fundaram o Sporting Clube de Portugal, perseguindo os ideais de “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”.


Depois desta breve lembrança histórica que muitos de vós já conhecem, outros nem tanto, o Sporting Clube de Portugal (a partir de agora mencionado como SCP) de clube elitista tornou-se num clube de cariz popular, agregando todos os estratos sociais, raças, credos, honrando os desejos e os ideais de José Alvalade. Tornando-se ao longo dos tempos na maior potência desportiva nacional e das três maiores a nível internacional.


As equipas e atletas do Sporting ganharam nove (9) medalhas olímpicas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze). Foram conquistadas 35 taças europeias em sete modalidades distintas, bem como diversos títulos nacionais e distritais. Também no futebol o Sporting foi campeão nacional da Liga Portuguesa por 23 vezes (apesar de nos terem “roubado” 4 ou até mais), ganhou também 17 Taças de Portugal, 4 Campeonatos de Portugal (os tais que nos querem sonegar), 8 Supertaças, 3 Taças da Liga e 1 Taça Império (total de 50 títulos nacionais), a que acrescem 19 Campeonatos de Lisboa.


Internacionalmente, o Sporting venceu a Taça dos Vencedores de Taças 1963–64, caso único no panorama desportivo português ,vice-campeão da Taça UEFA 2004–05, Taça Ibérica 2000 e a Intertoto Cup 1968.


E onde entra o Campo Grande Football Clube (CGFC), perguntam vocês? Bem, ao longo de algumas décadas a conspirar nas sombras e detestando que o SCP fosse um clube popular e não elitista, o CGFC vingou-se da saída de José Alvalade e os restantes sócios que de lá saíram para fundar o SCP, tomando de assalto o clube em 1995 através de Pedro Santana Lopes, uma marioneta do grande guru José (c)Roquette (fundador da era escroquette em 1996).


Fundando a SAD e outras empresas, desmembrando por completo a unidade SCP dos sócios e para os sócios. Tornando um clube desportivo de utilidade pública, numa série de empresas, com a SAD a ficar com o futebol. Era o início da vingança do CGFC, ironicamente, por um descendente dos fundadores do SCP.



Para eles só o futebol interessa, croquetes, vinho, queijo e champanhe e jantaradas com sócios selecionados, só não sei se metia bailaricos. Durante anos não houve eleições, mas cooptações, mas sempre na linhagem escroquettiana. Os sócios deviam comer, pagar e calar, sem poderem interferir nos destinos do SCP, porque estavam enfeitiçados pelo guru e seus discípulos. De 1996 a 2013, foram anos de desinteresse, amorfismo, sonolência e sobretudo vergonha de rugir bem alto, EU SOU DO SPORTING, a chamada militância.


Em 2013 e após mais uma desastrosa direção, com a menina dos olhos dos escroquettes em 13º lugar, a direção caiu, deixando o SCP moribundo, à beira da morte desportiva e financeiramente, sem água, nem comida, com um PER já combinado com os bancos credores e com o responsável pelas finanças, NG, durante demasiados anos a dizer: “O SCP não tem salvação”.


Graças a Deus estava enganado, pois surgiu alguém da massa associativa do SCP a fazer frente ao CGFC e ganhou as eleições em 2013 (já tinha ganho em 2011, no célebre churrasquinho) e não só a salvar a vida do clube, mas a torná-lo rentável financeiramente no clube e na SAD e desportivamente a disputar títulos em todas as modalidades do clube. Como gerir não é para todos, é só para quem sabe, ia aumentando as modalidades à medida que o número de sócios também aumentava.


Só para os mais distraídos, o basquetebol estava previsto arrancar quando o SCP atingisse os 200.000 sócios, já tínhamos na altura mais de 180.000. Até ao fim do mandato tenho quase a certeza que iria arrancar. Com o mesmo modelo do voleibol, futebol feminino, hóquei em patins e as 55 modalidades que tínhamos, PARA SERMOS CAMPEÕES DESDE O PRIMEIRO ANO. E no outro, outro, outro, outro.


OBRIGADO BRUNO DE CARVALHO PELOS CINCO MARAVILHOSOS ANOS QUE ME/NOS DESTE E POR TERES ACORDADO O LEÃO ADORMECIDO EM MIM. Tínhamos o SCP unido, como nunca o tinha visto, os estádios cheios e pavilhões cheios pela ONDA VERDE. Mas isso era mau para as elites do CGFC, que queriam novamente o clube só para eles e deu-se a GOLPADA PERFEITA e muitos dos que estavam, supostamente, do lado de uma direção extraordinária, passaram para o CGFC, onde só o futebol interessa.


Mesmo que o SCP a nível financeiro esteja pior que em 2013, que seja uma ditadura, sem dar voz aos verdadeiros donos do clube, OS SÓCIOS. Não há Assembleias Gerais há um ano e meio. Mesmo que se acabem com modalidades (ciclismo, canoagem, projeto olímpico comprometido) e enfraquecendo as outras campeãs, para reforçar a modalidade lançada por eles e metida à pressão (sem € da quotização), o basquetebol (que neste domingo, na final marcou 68 pontos!!! E perdeu, claro).


Mesmo que tenham criado uma dívida de 19 Milhões de € do clube à SAD. Mesmo que se paguem milhões a empresários.


EU SOU DO SPORTING E QUERO SER CAMPEÃO EM TUDO, INCLUINDO O FUTEBOL, MAS NÃO QUERO HIPOTECAR O PRESENTE E O FUTURO DO SCP, SÓ PORQUE A EQUIPA DE FUTEBOL VAI EM 1º NO FIM DA PRIMEIRA VOLTA!


E TU? ÉS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ou do CGFC? ÉS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL OU DA SPORTING SAD?


Estes Órgãos Sociais têm que sair do Sporting Clube de Portugal o mais rapidamente possível, pois cada dia que passa, é menos um dia que temos para salvar O NOSSO GRANDE AMOR.


EU ESTOU DO LADO DA VERDADE E DA JUSTIÇA. ENQUANTO ELA NÃO FOR REPOSTA, SEREI SEMPRE MAIS UMA VOZ CONTRA ESTA CORJA QUE NOS “DIRIGE”. OS VALORES E A MILITÂNCIA NÃO SE COMPRAM E PARA MIM SÃO INEGOCIÁVEIS.


ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA! EIS O SPORTING! ESTE É O MEU LEMA, QUAL É O TEU?


VIVA O SPORTING, SEMPRE, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. A LUTA DURARÁ O TEMPO QUE FOR PRECISO, PARA PODERMOS DIZER O QUE O PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO DISSE: “O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ”.


A PANDEMIA ACABARÁ E O VOSSO TEMPO TAMBÉM. SÃO A PIOR DIREÇÃO DE SEMPRE DO SPORTING. VAMOS VACINAS, PRECISAMOS DE VOCÊS!



Texto escrito em parceria com www.brunodecarvalho.com

14/02/2021



205 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Joao Munoz
Joao Munoz
Feb 18, 2021

Muito bem escrito e resumido, parabéns ao autor deste texto! Continuo a dizer que tem de haver um realizador de cinema que queira apostar na realização deste filme! Agora só espero que acabe bem!

Like

mgrgcorreia
Feb 16, 2021

Perdeu-se a mística, o orgulho de sermos os melhores. O ecletismo esta a desfazer-se, os órgãos sociais não têm qualidade, estatutos e regulamentos não são respeitados. Governam a bel prazer até fecharem portas ou venderem a SAD e mais o que puderem. Negociatas é o que é!

Maioria dos sócios têm miopia e não usam óculos.

Like

Passos Araújo
Passos Araújo
Feb 14, 2021

Boas a todos os Sportinguistas autenticos. Relativamente ao nosso Sporting, tão simples, ele dificilmente voltará a ser o mesmo sem o nosso mítico Bruno de Carvalho. Ele nos deu provas do amor pela nossa instituição e teve a clarividência de avisar deste tornado que avassalou por completo o nosso clube. Por conseguinte, enquanto esse grande senhor não regressar à nossa instituição e pela porta grande, já mais verei um jogo do Sporting e muito menos festejarei qualquer título ou jogo, mas é claro que estou feliz por saber que vai ser campeão. Desculpem vos magoei, mas é a minha essência, estou completamente magoado como tudo se passou e tenho nojo da nossa comunicação social, de certos políticos e de juízes…

Like

Rui Barbosa
Rui Barbosa
Feb 14, 2021

Onde é que posso assinar? Mais de acordo, não posso estar.

Like

Mário Andrade
Mário Andrade
Feb 14, 2021

Não sei se vão adiar as eleições mas uma certeza eu tenho esta direção irá cair com ou sem campeonato da bola e o nosso presidente BdC vai voltar 💪💪✊✊

Like
bottom of page