top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Rémulo Marques 27/07/2020 - SPORTING INFELIZ DA VIDA



Ruben Amorim, treinador do Sporting CP, terminou a época, em conferência de imprensa, clamando aos 7 ventos que está, passo a citar, "Feliz da Vida no Sporting!".


Isto, como todos sabem, logo depois de ter perdido mais um derby para o Benfica, de o Sporting ter concluído uma das suas piores temporadas na história, de ter acabado de perder o terceiro lugar, e o consequente acesso directo à fase de grupos da Liga Europa, e de o ter perdido para precisamente o SC Braga, clube de onde se transferiu para Alvalade a troco de uma quantia absolutamente "pornográfica".


Evidentemente, até porque, já dizia recentemente Paulo Sérgio, ninguém come gelados com a testa e o discurso de Ruben Amorim até essa frase teve como objectivo demonstrar que estava já focado na próxima época, que esta serviu, essencialmente, para trabalhar opções para a próxima, para lançar e limar novos talentos, mesmo que para isso se apresentem elevados custos financeiros (pela não entrada directa na Liga Europa), de calendário (por força da entrada em competição a "doer" bem mais cedo) e, não esquecer, de prestígio (um emblema como o Sporting volta a ficar fora do pódio).


Valeu tudo, até um discurso que, espremido, estava impregnado com as velhas máximas do "tocar a reunir", o "este já foi, vamos pensar no próximo" ou, ainda - e este eu adoro particularmente, "para o ano é que vai ser".


Para se usar este tipo de psicologia desportiva barata realmente não é preciso o nível IV de treinador. Mas níveis à parte, Ruben Amorim, como ex-profissional, ex-Internacional AA por Portugal, sabe bem que há coisas que não se dizem, ponto. E se não sabe, alguém na dita "estrutura" lhe devia explicar.


Mais, já se percebeu que Ruben Amorim, até por força dos bons resultados - que sustentaram a meteórica ascensão, mas também por personalidade é um treinador muito confiante em si, e nas suas capacidades. Algo que até vejo como uma qualidade, mas quando não passa a linha, muito ténue, para o excesso de confiança de se poder dizer o que se quer, seja no Casa Pia ou no Sporting Clube de Portugal (com todo o respeito, obviamente). Quando não se olha para um Sporting a lutar pela sua honra, pelo prestígio, pelo acesso directo a uma competição europeia como um clube onde podemos experimentar de tudo e mais alguma coisa no 11, mesmo que para isso se tenha de, em tão pouco tempo, mudar tantos jogadores das suas posições e rotinas.


Ruben Amorim é um treinador ainda em crescimento. E por isso comete e ainda vai cometer mais alguns erros. Isso temos todos de reconhecer e aceitar. O mal está em quem decide e num Frederico Varandas que acha que o Sporting está em condições de ser tubo de ensaio de Presidente e de Treinador. Quem acha que por se ir buscar o treinador ao rival na luta pelo terceiro lugar, independentemente de para isso se pagar valores estapafúrdios e assim demonstrar zero critério (como já o havia feito com Keizer, Leonel Pontes, and so on, so on), já lhe garantiria o acesso ao pódio por via da fragilização do SC Braga.


Que triste visão. Que visão tão redutora do que é, tem de ser, um clube como o Sporting.


Na verdade, é sofrível e passível de grande sofrimento para os sportinguistas, os verdadeiros, esses sim o grande valor, a grande riqueza do clube.


Mas, também, na verdade, que grau de exigência se pode esperar ou pretender de um treinador, quando o Presidente, líder máximo da instituição, depois de levar aquele amasso do Benfica na Supertaça conseguiu dizer algo como "Não estou preocupado"?


Ruben Amorim está feliz da Vida. É ele quem o diz. Mas este Sporting, que é tudo menos o Sporting que, obrigatoriamente, tinha de ser está Infeliz da Vida.


Aquele abraço.

Boas férias a todos!


Rémulo Marques

27/07/2020


750 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo

10 Comments


Adriano Silva
Adriano Silva
Jul 28, 2020

Filipe Oliveira Bento, teve uma excelente sugestão, como a de se mobilizar uma grande onda de Sportinguistas e concentrarmo-nos á porta do (curral da besta) escritório de RA, protestando (Rugindo) até que a voz nos doa.

Like

Filipe Oliveira Bento
Filipe Oliveira Bento
Jul 28, 2020

ESTA MISERIA CORRUPTA TRAIDORA MISERAVEL JÁ NÃO TEM MAIS VOLTA DE FOLHA AQUI EM VALENCIA TEMOS UMA SITUAÇÃO PARECIDA NAO DE ASSALTO MAS SIM DE CLUBE VENDIDO A PETER LIM COM O SEU CAPANGA MAFIOSO JORJE MENDES MAS ELES SABEM QUE ENQUANTO MIJAM FORA DO PENICO MONTASE AQUI UMA BEM GRANDE COM OS SOCIOS NÃO SE PODE PERMITIR QUE ESTA GENTOLA CONTINUE A RIR E ACTUAR COMO SE FOSSEM DONOS DESTA MERDA TODA A ENTERRAR O CLUBE QUE AMAMOS E ESTAMOS ATADOS DE PÉS E MÃOS PORQUÊ???? NAO ESTAMOS ATADOS DE PÉS E MÃOS TEMOS QUE FAZER UMA REVOLUÇÃO EM ALVALADE OU NOS ESCRITORIOS DO FILHO DUMA GANDA PUTA ROGERIO ALVES O CEREBRO CORRUPTO CINICO E MISERAVEL DEFENSOR DOS FORA DA…

Like

Pafan
Jul 28, 2020

Quando o cidadão à direita da foto é o mais inteligente.

Seguido do mauzão, mata-leões à traição e por último o dr. Hoax AKA Cleopatra (tem o cérebro tamanho de uma ervilha, quando está inchado)

QUO VADIS SCP?

Like

Jorge Duarte
Jorge Duarte
Jul 28, 2020

Caro Rémulo! Infelizmente, tem você mais bom senso e visão do que deve ser um clube como o SCP, do que muitos ditos sportinguistas, também conhecidos por outros 'AKA' s... 😂😂😂

Like

Pafan
Jul 27, 2020

Rémulo, faço votos que o Salgueiros volte o mais rápido possível para a ribalta do lodaçal nacional, porque é um clube histórico e pelo qual tinha simpatia, pois também não se vergava a nada, nem a ninguém e por isso pagou um preço bastante elevado.

Abraço

Like
bottom of page