É sempre difícil escrever-vos pela última vez, em especial, quando estás junto aos teus e quando ainda há muito por escrever.
Por isso, hoje de manhã, decidi fazer uma miscelânea [sem confusão e sem obra, apenas os escritos] abordando, tanto quanto possível, de forma sucinta alguns assuntos em detrimento de outros. Não cabe tudo num só artigo.
REGRESSO DA LIGA
O interesse financeiro é a única razão pela qual a Liga regressa.
Será o maior erro cometido nos últimos anos adensando a polémica e a desconfiança sobre o inusitado futebol português.
Não existirá verdade desportiva porque as condicionantes são muitas, a começar pelo factor casa de que muitos serão privados, as viagens com os árbitros [Madeira] ou ao calendário que favorece, mais uma vez, alguém. E perde-se a essência que são os adeptos, o calor humano que dá todo o sentido ao futebol.
Não posso aceitar o risco é o que dele advirá por causa das equipas que terão elementos infectados, sejam jogadores ou elementos da estrutura. Como proceder? Talvez a resposta seja dependente do adversário seguinte...
Lembro-me agora daquela célebre frase que posso adaptar: “O futebol são 11 contra 11 (nem sempre) e no fim ganha a Alemanha”!
O NOVO SPORTING CP
Há um acordo ou um pacto de não agressão entre Luís [LFV] e Frederico [FV] aplicado nas modalidades [por enquanto] para limparem os planteis, desinvestindo de forma clara.
Por outro lado, no futebol, nas mãos de Jorge Mendes [JM] há uma autêntica caça ao tesouro para encher os bolsos e quem perde é o Sporting. Perde os jogadores e o dinheiro. Além de ser insano um presidente ajudar nessa dizimação com, por exemplo, valorização de jogadores cujo o passe ainda não é totalmente do Clube, inflacionados assim, contra o próprio Sporting CP.
O empresário JM, mais uma vez, agradece os bons serviços de FV para que ganhar mais uns milhões!
Já não bastava os negócios extraterrestres com o SC Braga, logo o Braga, com Palhinha e a culminar no mágico negócio de Rúben Amorim.
Até já ou um fim de ciclo?
Não só para a escrita como para este novo Sporting cada vez mais “comido” pelos interesses financeiros de quem não ama o Clube!
Escrever-vos é sempre um privilégio e honra. Mesmo que, por vezes, crie alguma polémica ou insatisfação, a minha certeza é que sempre fui sério e genuíno, por vezes estratégico e por isso incompreendido, criticado e posto em causa. De uma coisa tenho a certeza absoluta: defendi sempre o que considerei o melhor para o Sporting CP! E disso nunca abdicarei!
Uma última palavra de agradecimento.
Sou grato pela oportunidade recebida de escrever-vos e muitíssimo grato por terem lido as minhas opiniões, anseios e desejos de um SPORTING CP com alma, chama e glória!
Um dia hei-de voltar para cantar em conjunto convosco e sentir a pele arrepiar de emoção!
Muito grato por tudo e saudações leoninas.
Paulo Afonso Ramos
26/05/2020
Boa tarde Paulo.
Obrigado pelo teu texto.
A liga só regressa, porque os lampiões estão em segundo lugar, ou há dúvidas sobre isto?
Falar sobre o SCP actual dá-me náuseas e vómitos. Tantos têm sido os mísseis terra-terra disparados ao coração do mesmo, com a agravante de serem propositado. Qual/quais o/os intuitos dos mesmos; chegar a uma AG e encostar os comedores de gelados com a parte frontal do cranio à parede e dizer, ou vendemos a SAD ou o SCP acaba. E os cornettos vão esgotar, mesmo com stock reforçado.
De uma coisa tenho a certeza absoluta, enquanto houver Sportinguistas que amam o clube, e Graças a Deus conheço muitos, o SCP nunca irá acabar. Será noutros moldes, possivelmente,…
Um prazer ler e reler as suas crónicas Paulo Ramos , Sempre a defender o nosso clube, espero que volte a escrever noutro espaço SL
Subscrevo plenamente. Um obrigado pelo que descreve o a podridão que grassa no futebol em Portugal. Espero que continuo a escrever.
Um grande abraço, Paulo Afonso Ramos , saudações leoninas.
Como sabe é sempre um prazer estar consigo. Quer directa ou indirectamente. No entanto não percebi as razões deste iato. Gostaria de as julgar, tb.