top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Paulo Afonso Ramos 12/01/2021 - O OUTRO LADO DO JOGO E DA DERROTA NA MADEIRA



Parabéns Marítimo!

Parabéns pela vitória na eliminatória da Taça de Portugal, não pela justiça ou pela atitude pouco ética e com muita teatralidade, especialmente, após o golo. Podem dizer que faz parte do futebol e eu acrescento de quem autoriza e contribui de forma activa e passiva para tal acontecer…


Os primeiros minutos mostraram-me tudo! Uma equipa de arbitragem a cortar os lances de ataque do Sporting CP com pressupostos foras de jogo – dúbios – e em que o VAR é específico para deixar jogar e analisar depois do lance terminar, a cortar lances perigosos do ataque leonino para assistência a jogadores do Marítimo e, pasme-se, a interromper o jogo para ver o jogador fora do rectângulo de jogo. O pronúncio estava lançado e o activar do sistema nervoso dos jogadores também, que percebem, melhor do que ninguém, estas estratégias dissuasoras e "intimidatórias" ao subconsciente, muitas vezes, reforçadas com cartões amarelos injustificados e algum tipo de linguagem supostamente de soberania desnecessária e exagerada.


E os jovens jogadores do Sporting CP sentiram a ainda pouca experiência e maturidade para lidar com esta adversidade que deveria estar no patamar da imparcialidade…


A rotatividade da equipa – com 6 alterações – pareceu-me necessária pelo jogo anterior intenso no lamaçal, pela viagem atribulada e pela margem de recuperação limitada que tiveram.

Mais uma vez, Rúben Amorim, esteve bem e só houve alguma contestação pelo resultado negativo, caso contrário, seria elogiado. Mas as análises não devem ser em função do resultado, como disse anteriormente, num jogo (não jogado) muito dúbio e sabiamente manipulado com algumas subtilezas.


A meta principal está intacta. O campeonato nacional. E esta é a segunda derrota da época e a primeira em competições nacionais. Há que valorizar todo o trabalho feito até aqui, que, confesso, tem sido um privilégio vê-lo e admirá-lo. Mérito para a estrutura do futebol, com especial destaque, para o treinador (ainda não qualificado) Rúben Amorim!


Outra coisa que não aceito – de ânimo leve – é a TVI ter comentadores e “opinadores” com forte tendência clubística a passarem constantemente a mensagem subtil e a influenciar os telespectadores. E há quem se deixe levar para criticar tudo o que acontece no SCP.


E hoje, como esperado, os destaques desta imprensa “Tuga” vão para a óbvia promoção do jogador do SLB de nome Pinho e a dar ênfase à derrota do Leão, basta ver a campanha desastrosa do rival para perceberem a diferença de tratamento. Não se iludam…


Na parte jogada duas notas:


1.ª João Palhinha continua enorme e qualquer onze do SCP será ele + 10!

2.ª Gonzalo Plata não aproveitou a oportunidade que o Mister Amorim lhe deu!


Agora é vencer o Rio Ave – o jogo mais importante da época – (por ser o próximo) e assistir ao clássico na esperança do empate que melhor serve os interesses do Sporting CP.


Vamos com tudo contra os Vilacondenses!


Saudações Leoninas



Paulo Afonso Ramos

12/01/2021


314 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

11 comentários


chicoperes77
chicoperes77
13 de jan. de 2021

Migusta04. Quer dizer que é a única com o passo certo. Todos os outros são imbecis? Parece.

Curtir

chicoperes77
chicoperes77
13 de jan. de 2021

Vamos lá ser sérios e objectivos. Nunca gostei de treinadores que mexem nas equipas nos jogos a eliminar. É um erro infantil. Querem fazer experiências, façam no campeonato onde os pontos perdidos podem, ser recuperados. Agora numa prova a eliminar, onde não pode haver recuperação alguma?!? Tenham juízo. É incompetência total.

Curtir

Fernando Pereira
Fernando Pereira
13 de jan. de 2021

Poupar jogadores, num jogo contra uma equipa da primeira liga, no campo deles, difícil, já se sabia, numa prova tão importante a eliminar?

Desculpem, mas isto não é estratégia que se aceite!

Primeiro punha os melhores depois, se as coisas corressem bem, dava.se descanso aos mais exaustos, pois são permitidas cinco substituições!

Agora resta.nos a taça das barracas, e no campeonato vamos ver....quatro pontos de avanço "perdem.se" num jogo, e ainda faltam tantos......


Curtir

mgrgcorreia
12 de jan. de 2021

Este Sporting não é o meu Sporting. Definitivamente!!

6 titulares no banco, num jogo a eliminar, contra o Marítimo e no Funchal?

O treinador não esteve bem na estratégia nem no momento e como mexeu na equipa.


Curtir

chicoperes77
chicoperes77
12 de jan. de 2021

Começou o descalabro leonino! Não adianta arranjar desculpas da treta. E no Campeonato o Sporting vai ficar abaixo do 5º lugar. Amorim é um flop que tem tido sorte e alguma ajuda arbitral. Haja honestidade.

Curtir
bottom of page