Buscar
  • Opinião com Assinatura

Marco Freitas 16/04/2020 - Como (não) preparar a próxima época.



Bom dia Sportinguistas, Na passada semana de uma forma transversal olhava as capas dos jornais  desportivos (longe vai o tempo que os comprava) e ouve uma noticia numa dessas capas que cativou a minha atenção, noticia essa que passo a citar; ..."Todos os jogadores estão no mercado".... Dei comigo a pensar, mas todos mesmo!? Será este o caminho? Ou por outro lado devíamos regressar a um passado recente (por exemplo em 2013) onde, com o clube literalmente ligado ás maquinas - leia-se falência técnica - o antigo Conselho de Administração, decidiu arregaçar as mangas, arrepiar caminho e mesmo com parcos recursos criou uma equipa extremamente competitiva e que nesse ano, só não foi campeã nacional porque "outros valores" se levantaram. Aliás, a semana passada foi pródiga em noticias sobre a Direcção do Sporting, - o jeito que dá ter a Comunicação Social do nosso lado - noticiando entre outras coisas que, o caminho do Sporting no pós-covid 19 é apostar na formação! Pergunto, mas então esta não é a mesma Direcção que dispensou o Daniel Bragança, o Domingos Duarte, o João Palhinha, o Matheus Pereira, entre outros, e foi buscar, o Valentin Rosier, o Fernando (nem 1 segundo fez pela equipa principal!!), o Bolasie, e os Jesé desta vida, com prejuízos brutais para o clube!?

Esta não é a mesma Direcção que pagou ao SC Braga, 10 milhões de euros pelo Rúben Amorim? Acho até que, quem contrata um treinador pelo valor de 10 milhões de euros, não há outro projecto não seja o de ser campeão até porque, a aposta na formação sempre fez parte de Direcções anteriores e com treinadores muito mais baratos!


Para fechar este tema formação, espero que as noticias que ainda ontem li sobre o alegado interesse do Sporting Cp num tal de Michał Karbownik sejam especulativas! Seria no mínimo surreal falarem e/ou noticiar que, a grande aposta será a nossa formação e depois irem buscar jogadores desconhecidos e sem provas dadas, ainda para mais - imagine-se - por 5 milhões (cinco milhões) de euros. Dito isto, na minha opinião a preparação da próxima época tem uma importância extrema - mais que qualquer outra - não só, devido ao contexto em que vivemos, mas também porque estou convencido que esse mesmo planeamento ira definir o futuro imediato do clube, como tal, ou a actual Direcção é extremamente assertiva nos cortes orçamentais (e bem!) que segundo noticias recentes irá fazer ou então arrisco-me a dizer que, iremos assistir a uma belensização (com o devido respeito por este histórico clube) do SCP.

Cortes orçamentais não são sinónimo de corte "a direito" na qualidade do plantel, até porque fruto desta mesma crise, estou em crer que iremos assistir a um decréscimo acentuado dos valores dos passes de muitos jogadores levando a que, haja uma maior "oferta" por valores bem mais acessíveis. Se aos nossos melhores jogadores que actualmente compõem, contratarem mais 3/4 com qualidade para serem titulares, juntamente com alguns jogadores da nossa formação (já mencionei alguns acima) com sede de vencer, e que esta época estiveram a rodar noutros clubes, está criada - na minha opinião - a combinação perfeita para termos uma equipa ambiciosa para altos voos!! Se ao invés formos e/ou estivermos à espera das sobras que o mercado de transferências proporciona, sobras essas que tão más experiências nos têm proporcionado, então aí sim meus caros Sportinguistas, comecem a ficar preocupados com o futuro do clube!! Para já quero e vou acreditar (para que depois não digam que estou sempre a "malhar" no presidente e respectiva Direcção do meu clube!!) que ele e a sua equipa para bem do nosso Sporting têm já um plano, até porque neste período de confinamento o que não falta é tempo para negociar e/ou estudar as melhores estratégias. Uma nota final para o período negro que vivemos. Não tenho a mais pequena dúvida que, só vamos perceber a dimensão deste desastre mundial, quando nos for permitido voltar a ter uma vida "normal" até porque estou convicto que a retoma será muito mais grave que a quarentena que nos foi exigida. Contudo se o povo português souber aplicar o lema Sportinguista, não tenho a mais pequena dúvida que com o Esforço, a Dedicação, e a Devoção de TODOS, a Glória, estará ao virar da esquina! P:S. Hoje é Dia Mundial da Voz, que bom seria os sócios voltarem a ter voz nas decisões do clube!

Até para a semana e não se esqueçam,

O Sporting Somos Nós!



Marco Freitas

16/04/2020


0 visualização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now