top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Marco Freitas 13/08/2020 - Sporting, teu passado é uma barreira, o teu presente é uma lição



Na minha crónica desta semana voltarei a falar sobre alguns pontos que foram tema na passada semana, começando pelas possíveis contratações do Sporting.

 

Pelo que foi noticiado ontem, o guarda-redes Adán vai ser reforço do SCP, (pelos menos nas palavras do Nuno Saraiva, é um tema fechado!) como tal, permitem-me esta nota prévia.

Considero Adán um bom guarda redes e, não tenho dúvidas que, aos 33 anos, ainda está longe de colocar um ponto final na sua carreira.

 

Assim sendo, tenho muitas dúvidas que Adán venha para o Sporting para ser “aquele” que vai ajudar o Max(imiano) (segundo algumas narrativas) a crescer! Tenho ainda mais dúvidas que, aceite de bom grado ser suplente.

Só assim se entende a entrevista que, ontem o Silvino deu ao novo jornal oficial do clube, aliás, a chamada de capa a essa mesma entrevista não é de todo inocente, e é um confirmar do que aqui escrevo ou seja, o homem vem para jogar, ponto!

 

Dito isto, hoje de manhã enquanto lia uma entrevista do Beto Pimparel, (onde afirmou que, se pudesse escolher o seu próximo clube e, provavelmente, o último, escolheria o que lhe ocupa o coração, que é, o Sporting) dei comigo a pensar. Não fazia mais sentido a actual direcção do Sporting ir buscar o Beto, com a vantagem de ser um Grande Sportinguista!?

 

Com certeza que, traria ao Max a experiência que este tanto precisa nesta fase da sua carreira. Mais, já que estes dirigentes tanto falam em dificuldades financeiras, esta seria com toda a certeza uma solução muito mais económica para o clube, isto porque, o que vai custar um (Adán), é claramente superior ao que, custaria outro, (Beto Pimparel).



Por falar em dificuldades financeiras, €7,000 milhões por 50% do passe de Pedro Gonçalves? Será que estes órgãos sociais ainda não perceberam que o Clube mudou e que os Sportinguistas não querem mais incompetentes a geri-lo?! Não brinquem com os sportinguistas!!

 

Para fechar o tema contratações, chamo a liça (novamente) o tema Zouhair Feddal, central canhoto que joga no Bétis de Sevilha que, apesar de ter chumbado (!?) nos testes médicos realizados no Sporting, apesar do seu processo de contratação ter estado parado, parece que agora vai mesmo avançar, contratação esta que irá custar aos cofres do clube cerca de €3,000 milhões de euros.

 


Pergunto, se a política actual do clube é apostar nos jovens, porque não apostam por exemplo no Ivanildo Fernandes? Um central canhoto de 24 anos, que na última temporada esteve emprestado ao Trabzonspor e ao Rizespor, (ambos da Turquia), que segundo consta, esteve nos planos do Sporting para a nova temporada, mas após um parecer da nova equipa técnica liderada por Rúben Amorim foi deixado de fora do plantel para 2020/21.

 

Muitos de nós já vimos o Ivanildo a jogar, muitos com certeza ainda não viram o Zouhair Feddal jogar, mas de uma coisa tenho a certeza. Não seria melhor ficar com um central canhoto (ainda por cima nosso) com uma boa margem de progressão, em vez de abdicar do mesmo em favor de um outro central que – na minha opinião – não vai acrescentar nada de novo ao plantel do Sporting!?

São estas situações que deixam-me de facto a pensar no que anda esta direcção a fazer no que a construção do plantel para a época 20/21 diz respeito.

 

E o que dizer da pré-época? Sabemos que, o regresso dos leões a Alcochete vai acontecer a 17 de agosto, onde deverão ter lugar os habituais testes médicos e físicos antes do trabalho no relvado.

As minhas dúvidas, enquanto sócio do Sporting são; já sabemos onde irá o Sporting estagiar nesta pré-época? Já sabemos quais são os jogos de preparação do Sporting nesta pré-época?

Relembro que, o Sporting terá de disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa a 24 de Setembro, depois de ter perdido o 3.º lugar do pódio para o SC Braga.

 

E não se esqueçam que, esta época o 3º lugar (saudades de lutar pelo 1º lugar) dá acesso à Champions, e esta direcção pelos vistos, e ao contrário dos nossos rivais/adversários, parecem estar a construir um plantel para lutar pela manutenção!

 

Entre saídas e entradas, ou dito de outra forma, “eu viro pŕa direita e pisca-pisca, ou viro prá esquerda e pisca-pisca” Raul José e Miguel Quaresma que foram adjuntos de Jorge Jesus, inclusive (pasme-se) bandeiras eleitorais de Frederico Varandas, tendo na devida altura passado a director do departamento de scouting e director técnico da Academia, respectivamente, foram dispensados de se apresentarem em Alcochete, dando mais sentido ao cenário de saída recentemente apontado.

Querem ver que, com o fim do processo de Alcochete também estes passaram de "testemunhas" de Jeová a dispensados?

 

Do mal o menos e pelos vistos irão manter-se no activo, ao contrário de Mário Monteiro (antigo preparador físico do Sporting na era JJ) que após a invasão a Alcochete disse que ia deixar o futebol citando até o seguinte: «Tenho pesadelos e acordo como se estivesse na guerra do Iraque».

Va lá que, do Iraque ao Al Hilal da Arabia Saudita é um pulinho!

 

Vou fechar esta minha crónica com um assunto que pelos vistos passou despercebido a muitos sportinguistas sobre a marcação da AG para introdução nos estatutos do Sporting que permite a introdução do i-Voting.

Vou transcrever abaixo o que disse o PMAG sobre esta matéria:

“Em Setembro, teremos as assembleias gerais para aprovação das contas e do orçamento, que são estatutariamente obrigatórias e aguardamos pelo pedido do conselho directivo para marcarmos a AG do i-Voting.

Face as propostas que chegarem, elas serão analisadas e tidas em conta na programação das assembleias, programação essa que será feita no início de Setembro.”

Sublinhei de propósito a parte onde o PMAG diz e repito: aguardamos pelo pedido do conselho directivo para marcarmos a AG do i-Voting.

 

Ou seja, afinal é o CD que convoca a AG´S e a MAG trata única e exclusivamente do expediente burocrático.

Lembram-se quando Bruno de Carvalho disse isto em 2018? Que cabia ao Conselho Directivo convocar as AG nos termos do artigo 173º do Código Civil do Supremo Tribunal de Justiça, norma esta que prevalece sempre sobre os estatutos!

Lembram-se o que chamaram ao ex-Presidente do Sporting? Eu digo, chamaram-no de usurpador!

 

Percebem porque andamos há dois anos a dizer que o Sporting foi vítima de uma golpada!?

 

OBS: Nada tenho contra Nuno Saraiva (pessoa com quem tive o privilégio de trocar ideias sobre o nosso Sporting quando se deslocavam á Ilha da Madeira para defrontar as equipas madeirenses), contudo não deixa de ser estranho vê-lo num canal televisivo que tanto nos enxovalhou enquanto sportinguistas quando o assunto era Sporting Clube de Portugal!

 

P:S. Os rendimentos de todos os membros da Direcção já foram apresentados? Não se esqueçam que o Srº Drº prometeu que, se fosse eleito, todos os membros da sua Direcção iriam apresentar anualmente declarações de rendimento e de património!

 

Um forte abraço a todos!

 

O Sporting Somos Nós!



Marco Freitas

13/08/2020


399 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page