Buscar
  • Opinião com Assinatura

Marco Freitas 07/05/2020 - Federação Bordel de Futebol


Estávamos nós em Outubro de 2015 quando, Bruno de Carvalho nos estúdios da TVI denunciava aquilo a que veio a chamar-se de, "Caso dos Vouchers". 


Era mais um caso a juntar aos outros quatro (Caso dos emails, Operação LEX, Caso e-toupeira e Caso Mala Ciao) sempre com o mesmo clube à cabeça de todos estes casos.

Continuo a dizer que este clube (Sport Lisboa & Benfica) conseguiu mesmo o penta, porque como podem constatar os casos de corrupção em que está envolvido são... cinco!

E o que fez na altura a FPF ao Caso dos Vouchers? Enviou-o para a Procuradoria-Geral da República, e por conseguinte, para a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, tendo esta aberto o respectivo processo. 


Foram ouvidas várias testemunhas (à data Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira incluídos), tendo a mesma FPF, decidido arquivar o caso, desfecho que seria o mesmo no Tribunal Arbitral de Desporto e no Conselho de Disciplina da FPF.


Vem isto a propósito da polémica (mais uma!) que estalou na passada semana, tendo gerado - e continua a gerar - ondas de indignação com a nomeação por parte da FPF (na pessoa do seu Presidente)  da Drª Cláudia Cruz Santos para a liderança do Conselho de Disciplina, passando o professor José Manuel Meirim - o mesmo que segundo conversas de corredor, é conhecido como "o outro do andar de baixo" - para assessor jurídico da direcção.


Mais surpreendente foi ver o antigo presidente da Liga de clubes, Drº Mário Figueiredo (porquê só agora?) a tecer duras criticas á Drª Cláudia Santos, acusando-a até de "vender" - leram bem - pareceres aos maiores corruptos que andam a cirandar por este país fora!!


Ora na passada segunda-feira os três jornais desportivos - quiçá numa operação consertada - decidiram fazer capa com entrevistas ao actual Presidente da FPF (há eleições este ano na Federação?) o que gerou-me alguma curiosidade, pensando eu que, o Drº Fernando Gomes iria esclarecer - quanto mais não fosse para por alguma água na fervura - do porquê de ter escolhido a Drª Cláudia Cruz Santos para a liderança do Conselho de Disciplina.

Para minha surpresa - ou talvez não - nem uma linha sobre o tema, nem uma!


Falou sobre;


  • Direitos televisivos (lembram-se quem falou sobre isto em 2014? Isso mesmo, Bruno de Carvalho!) 

  • Sobre profissionalismo encapotado, (Quem é o clube que compra jogadores, qual pagamento de favores, ao clube Y e depois cede-o ao clube X, sem jogar pelo clube comprador?)

  • Planteis mais curtos e apostar nas equipas Sub-23 e equipas B (lembram-se quem falou sobre isto em 2017? Isso mesmo, Bruno de Carvalho!) 


Dito isto, pergunto, não ficava bem ao actual Presidente da FPF, falar sobre o tema do momento? Não ficava bem ao actual Presidente da FPF dizer algo sobre esta matéria? Por exemplo, a escolha é minha, e escolhi a Drª Cláudia Santos pela sua competência, pelo conhecimento que tem sobre o fenómeno do futebol, etc, etc.


Como não falou sobre o assunto deduzo que, muito provavelmente foi aconselhado por algum jornalista desta praça, conselho este que deve ter versado em algo do género; fique "caladinho" porque assim os jornais não terão material para trabalhar!


Mudando de assunto, Frederico Varandas concedeu ontem a noite uma entrevista (irei de uma forma mais pormenorizada dar a minha opinião sobre os assuntos debatidos nesta entrevista na próxima semana) ao canal SIC, tendo falado sobre várias matérias relacionadas com o mundo do futebol.


De entre os vários assuntos falados, houve um que o presidente do Sporting CP mostrou preocupação, assunto este relacionado com a venda de lugares no Alvalade XXI. 


Diz o Presidente do Sporting CP que, na próxima época talvez só venda um quarto da lotação o que corresponde a um quarto de receita de bilheteira.


Caro Presidente, não acho que para o Sporting CP isso seja uma preocupação (com muita pena minha!) porque repare, se houve coisas que baixaram a pique em Alvalade nos últimos dezasseis meses, foi a média de assistências, como tal, neste momento se já não vende um quarto do estádio anda muito perto disso!

Por isso como vê, é menos uma preocupação para si!


Termino esta minha crónica com um assunto que me causou (e com certeza a milhares de sportinguistas!!) alguma indignação, assunto esse relacionado com a sugestão do Drº Carlos Vieira, onde disse e cito;

..."A propósito de Eusébio, e face à realidade daquele tempo, continuo a achar que deveria haver no Museu do Sporting um espaço para mostrar um jogador que também se pode considerar como tendo feito parte da sua formação, pois jogou três anos no Sporting de Lourenço Marques..."

Caro Carlos Vieira, tenho estima e consideração por si, como tal sugiro que, na próxima vez que disser que o Sporting CP devia ter um espaço Eusébio no nosso museu, leia primeiro esta entrevista https://expresso.pt/sociedade/eusebio-na-capa-da-unica=f686739 dada pelo "pantera negra".

Depois de o fazer estou convencido que irá pensar duas vezes em relação a esta sua sugestão.


Até para a semana, O Sporting Somos Nós!



Marco Freitas

07/05/2020


646 visualizações12 comentários
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now