top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Luís Teves 27/05/2020 - UM OBRIGADO NÃO BASTA, E UM DESCULPE MUITO MENOS!



O que escrever pela última vez? Confesso que já tinha um texto preparado para esta semana, mas quando soube que este seria o meu derradeiro trecho decidi que teria que escrever algo diferente.


Normalmente nunca me faltaram ideias e temas sobre os quais escrever mas perante a conclusão deste ciclo fico quase sem palavras tanto é aquilo que gostaria de dizer. Em primeiro lugar quero agradecer ao Dr. Bruno de Carvalho esta magnífica e única oportunidade. Foi sem dúvida um orgulho e um privilégio poder colaborar nesta iniciativa de discussão franca e aberta

sobre os mais variados temas do desporto nacional e não só. Fi-lo com o maior prazer, pelo meu

sportinguismo e pela enorme dívida de gratidão que sinto para com Bruno de Carvalho e sua família, por todo o sofrimento que têm passado pela simples e única razão de tudo terem dado na defesa do clube que amamos.



O que dizer a um homem que dedicou cinco anos da sua vida de forma comprometida, obstinada, firme e competente ao clube do nosso coração? O que dizer a um homem que, em quatro anos, concretizou o sonho de construir um pavilhão para as modalidades, que já era prometido aos sócios há mais de trinta anos? Como agradecer a um presidente que aumentou o número de sócios para quase o dobro durante o seu mandato? Como retribuir a um homem que nos devolveu o orgulho de ser sportinguistas depois de vivermos décadas como adeptos envergonhados de um clube inconsequente, moribundo, sem chama e sem ambição? Como reconhecer um presidente que voltou a tornar o clube competitivo, que encheu o estádio, e trouxe de volta as grandes noites europeias? Como agradecer a um dirigente que denunciou e corrupção, que lutou pela verdade desportiva, e que sempre defendeu de forma intransigente os interesses do Sporting? Dizemos o quê…Obrigado por tudo?


E o que dizemos a um homem que por ter feito tudo o que Bruno de Carvalho fez pelo Sporting foi destituído e expulso no mesmo pavilhão que ele construiu? O que dizemos a um presidente que foi vitimizado, humilhado e enxovalhado na comunicação social, meses a fio, só porque defendeu o clube acima de tudo? Como reagimos ao ver o dirigente máximo do nosso clube ser detido, no seu domicílio, num domingo à noite na presença da sua família e numa altura em que os serviços judiciais estavam encerrados? O que fazemos quando o homem que melhor geriu o nosso clube nas últimas décadas é julgado em tribunal por crimes que nunca cometeu sem indícios ou provas de qualquer espécie? O que fazemos quando arruínam a vida de um homem para poderem entregar o nosso clube de novo às elites, aos compadres aos tios e tias, aos mentirosos, negociantes e comissionistas? O que dizemos a um homem que nunca teve a oportunidade de se defender publicamente das falsas acusações de que foi alvo. Dizemos o quê…Desculpe lá isso?


Depois de tudo o que se passou as palavras OBRIGADO e DESCULPE dificilmente me parecem suficientes e aceitáveis. Ao Dr. Bruno de Carvalho, é devido muito mais do que uns simples Obrigado e Desculpe.


Temos obrigação de ser muito mais agradecidos por tudo o que ele deu ao Sporting e

incomensuravelmente mais arrependidos pelo facto de não o termos defendido devidamente e nas alturas e locais próprios. Fomos nós que não dissemos presente quando ele precisou do nosso apoio.


Fomos nós que, de maneira hipócrita, aceitámos como legais e justificadas as assembleias de destituição e expulsão e as eleições de 7 de Setembro de 2018. Terá sido mais cómodo para muitos ficar em casa sentados no sofá, a destilar as suas objecções nos teclado dos computadores e telemóveis. Não bastou, não basta e nunca bastará.



Sendo eu um sportinguista da diáspora, a minha maior frustração continua a ser sentir aquela sensação de total impotência por não poder fazer mais para ajudar a reparar os danos pessoais e materiais que causaram ao Dr. Bruno de Carvalho e ao Sporting. Para mim tudo será inaceitável que não seja a recondução de Bruno de Carvalho ao lugar que julgo ser legitimamente seu, a Presidência do Sporting Clube de Portugal. Se ele assim quiser obviamente.


Por enquanto, terei de continuar a viver com o meu descontentamento, contribuindo de todas as

maneiras possíveis, até ao dia em que o Sporting voltará a ser novamente nosso. Ao Doutor Bruno de Carvalho envio o meu muito Obrigado e pedido de Desculpas com a garantia que não são simplesmente palavras de ocasião mas sim uma manifestação do meu total apoio e reconhecimento bem como o meu firme propósito de continuar a apoiar e patrocinar todas as iniciativas que possam devolver a ele e ao Sporting tudo o que lhes foi injustamente usurpado.


Ate já a todos com um forte abraço leonino.



Luís Teves

27/05/2020


753 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo

11件のコメント


Jorge Victor Torres
Jorge Victor Torres
2020年5月30日

Concordo e subscrevo todas as palavras aqui escritas no texto do amigo Luís Teves, ao qual remato também com esta frase: "SEMPRE LEAL, AO SPORTING E A BRUNO DE CARVALHO!"

いいね!

Pedro Chaves
Pedro Chaves
2020年5月28日

Obrigado pelo excelente texto.

Tantas verdades, que tanto nos doem.

Presidente do Sporting, há só um, BdC .

Nós os Sócios somos os principais culpados , por não pormos cobro a este estado de coisas.

Chega de palavras.

Já que o mr. magoo , “nosso “ pmag nunca irá convocar qualquer AG, temos de caminhar noutros sentidos, seja pela via judicial, seja por manifestações de repúdio a esta corja que está a dar cabo do Nosso Clube.


いいね!

Jorge Esteves
Jorge Esteves
2020年5月27日

Obrigado Luiz Tevez

いいね!

Fernando Pereira
Fernando Pereira
2020年5月27日

Um depoimento que vem do fundo do coração, ou da alma, se quiserem. Nele está contido o sentimento de muitos milhares de sportinguistas, que só esperam o momento oportuno para dizer presente, Dr. BRUNO DE CARVALHO!

Ao consócio Luiz Tevez, dizemos até já, porque os seus textos são fundamentais para despertar consciências. Obrigado, até já....

いいね!

Jorge Mendes
Jorge Mendes
2020年5月27日

um texto escrito com o coração, bem haja e aceite um abraço de um leão que tb lutou até ao fim, até sempre companheiro.

いいね!
bottom of page