Corre um “zum-zum” infernal pelas redes sociais que teremos eleições antecipadas no Sporting Clube de Portugal. Apesar de ter sido um dos subscritores das petições para a realização de Assembleias Gerais de destituição destes Órgãos Sociais, admito que me sinto incomodado com estas notícias. Perturba-me saber que o PMAG e o pseudo-presidente do CD, que até agora tudo fizeram para evitar uma AG destituitiva, considerem agora a realização de eleições antecipadas. Eles, que sempre afirmaram ter todas as condições para levar o mandato até ao fim e que não existia justa causa para conceder aos sócios o seu direito estatutário de decidir a continuação desta direção, aparentemente estão agora a ponderar a antecipação de eleições. Porquê?
Estamos fartos de saber, e testemunhar, que esta quadrilha que se apoderou do Sporting, não dá ponto sem nó e, já são vários os indícios que estão a “cozinhar” alguma coisa nos bastidores. Primeiro, tivemos o anúncio que em breve serão iniciadas as obras da Cidade Sporting, um projecto concebido por Bruno de Carvalho de que estes descarados se apoderaram e apresentaram como se fosse da sua autoria. Bate certo pois é sempre vantajoso fazer umas inaugurações com o aproximar de eleições. Depois, tivemos aquela entrevista encomendada, de Aurélio Pereira, um membro da estrutura da formação do clube, na generalidade bem acolhido pela maioria dos sportinguistas. Os beijos e abraços que ele enviou ao Dr. Varandas, e os indébitos elogios feitos pela sua “aposta” na formação, foram como pão para a boca de um patife esfomeado de protagonismo e obcecado pela sua arrogância e vaidade. Depois vieram as declarações, sobre o contrato de formação de Nuno Mendes, feitas pelo “filho do fadista” que nunca prescinde da mentira para enaltecer o déspota que lhe deu o tachinho. A isto costumamos chamar subserviência mas neste contexto podemos rotular de estratégia pré-eleitoral.
Parece-me óbvio que Rogério Alves, Frederico Varandas e o resto da “croquetada” pretendem fazer um aproveitamento político do bom desempenho da equipa de futebol profissional de seniores masculino, que na maior das probabilidades conquistará o título de campeão nacional passados de 19 anos. Estes dirigentes irão, decerto, apostar na ingenuidade, ignorância, tolerância a complacência de muitos sportinguistas que no meio dos festejos do título se esquecerão que foram obrigados a descalçar os sapatos para entrar no seu estádio, que foram forçados a votar com boletins codificados, que foram ignorados e desrespeitados, e que foram apelidados de escumalha de malucos e esqueletos. Eles têm plena consciência que os sócios se deixarão enganar enquanto estiverem sob os efeitos da embriaguez do título.
No entanto, considero que existe um outro motivo que os leve a considerar eleições antecipadas que talvez não seja, para muitos, tão visível e evidente. O desfecho dos casos de Alcochete e Cashball resultou, como eu sempre acreditei, na absolvição total de Bruno de Carvalho de todos os crimes que lhe foram imputados. Apesar de afirmarem que a destituição e expulsão do legítimo presidente do Sporting não terem sido motivadas pelos casos Alcochete e Cashball, os golpistas tem plena noção que muitos dos incautos e ignorantes que votaram a favor da destituição e expulsão fizeram-no com a convicção do envolvimento de Bruno de Carvalho nestes dois casos. Por isso, paira sempre sobre estes Órgãos Sociais a nuvem cinzenta da ilegitimidade e o pavor de um possível regresso de Bruno de Carvalho como associado do clube. Uma re-eleição dá-lhes mais quatro anos de controle. A sombra de Bruno de Carvalho é uma constante agonia para estes dirigentes que ao fim de dois anos e meio continuam a denegrir a sua imagem, a desvalorizar o seu trabalho e a mentir sobre o seu legado. Consequentemente a narrativa da herança pesada continua a ser vergonhosamente explorada, porventura porque resulta com os menos avisados e encontra eco na comunicação social conivente, corrupta e sem integridade. Não compreendo como uma herança tão pesada permitiu a estes dirigentes contratarem o terceiro treinador mais caro da história do futebol mundial, e o jogador mais caro da história do Sporting em menos de um ano.
Se Rogério Alves convocar eleições antecipadas espero que os sportinguistas não se deixem iludir e não vendam o clube por um efêmero título de campeão. Desafio os sportinguistas a não se esquecerem que Varandas prometeu unir o Sporting e não o fez. Peço aos sócios que se lembrem de todas as promessas eleitorais feitas por este presidente que não foram cumpridas. Lembrem-se que prometeu chegar aos 200 mil sócios até 2019 mas hoje temos bastante menos sócios do que em 2918. Lembrem-se que fez negociatas com a Apollo a pagar juros acima dos valores de mercado e ainda pagou comissões de mediação a “boutiques financeiras” que ninguém sabe quem são, ou onde estão sediadas. Lembrem-se que pagou uma comissão de dois milhões de euros para abrir o mercado chines a marca Sporting sem que até hoje tenha resultado qualquer benefício para o clube. Lembrem-se que Varandas prometeu que todos os membros da sua direção fariam uma Declaração de Rendimentos anualmente mas que até hoje nunca o fizeram. Lembrem-se que esta direcção não interpôs recurso pelo facto da Benfica SAD não ir a julgamento no caso E-Toupeira. Lembrem-se que Varandas prometeu que se fosse eleito Bruno de Carvalho não seria expulso de sócio. Lembrem-se que prometeu fazer um inquérito interno para apurar quem foi responsável pela fuga do relatório da auditoria para a CMTV, que divulgou informação sigilosa do clube, mas nunca o fez. Lembrem-se que prometeu reunir com as instituições que regulam o futebol e contar tudo o que sabe sobre o campeonato de 2015/16 mas até hoje nada revelou. Mas não se limitem apenas a lembrar-se de tudo isto. Façam perguntas também. Perguntem a vocês próprios porque estes dirigentes insistem no i-voting quando é óbvio que esta tecnologia não está comprovada. Perguntem porque resistem com unhas e dentes a ideia de Um Sócio Um Voto. Perguntem o que fizeram para corrigir o orçamento que foi chumbado em Outubro de 2020. Perguntem onde foram parar 200 milhões em vendas de jogadores contratados pela direção anterior. Perguntem porque Varandas propõe um aumento para si e seus colegas de direção para depois proceder ao despedimento de 20 funcionários. Perguntem quem foi o principal beneficiado do ataque de Alcochete.
Há tanta coisa para lembrar, para questionar e para ponderar. Basta pensar um pouco…mas para muitos é um exercício demasiado trabalhoso.
Luís Teves
01/04/2021
admiro a sua resiliência e sua crença, sei que estamos na Páscoa, mas ser campeão esquece tudo e permite tudo, tenha uma santa Páscoa, um abraço
Isso é certo e sabído. Aproveitando a euforía dos alucinados da bola, Varadim vai aproveitar a onda e calvalgar até onde lhe der mais jeito: eleições antecipadas! E a ralé que já o quer colocar num pedestal, irá votar nele de cderteza absoluta. Ao longo da história leonina, a ralé sempre agradeceu a quem roubou o clube e o seu bom nome. E nem é preciso recuar muito tempo. Isso aconteceu com Roquette, com Soares Franco, Bettencourt e Godinho Lopes. Um naipe de canalhas e de bandidos sem escrupúlos. Depois como também já é habitual, lá virá um novo salvador que será lixado assim que endireitar as coisas. Tem sido sempre assim e não vai mudar, enquanto os Velhos do…
BOA TARDE LUÍS,
SAUDAÇÕES LEONINAS PARA NOVA INGLATERRA.
OBRIGADO POR MAIS UMA CRÓNICA MUITO BOA 👏🏻👏🏻👏🏻
AO LONGO DESTES 3 ANOS APERBEMO-NOS QUE TEMOS UMA MAIORIA DE VOTOS NO CLUBE QUE SÃO ACÉFALOS, CARNEIROS E COM A MILITÂNCIA DE UMA BOSTA DE VACA.
COMO SÓCIO QUERO QUE O SCP GANHE TODOS OS JOGOS EM QUE ENTRAR, SEJA EM QUE MODALIDADE FOR E SEJA CAMPEÃO. O FUTEBOL SÉNIOR MASCULINO NÃO É EXCEPÇÃO (O FUTEBOL SÉNIOR FEMININO TAMBÉM ESTÁ MUITO PERTO DE SER CAMPEÃO, APESAR DA FALTA DE INVESTIMENTO).
MAS CASO ISSO ACONTEÇA, OS ESCROQUETTES QUE LÁ ESTÃO TERÃO CARTA BRANCA PARA FAZEREM O QUE QUISEREM E AMBICIONAM. ALTERAR ESTATUTOS, APRESENTAR DÍVIDAS ASTRONÓMICAS, VENDER A SAD, ETC.
O SCP COMO O CONHECEMOS,…
Contam com a ignorância e estupidez, infelizmente, de muitos sportinguistas, para quem conta a bola na baliza, sem se importarem de tudo, o que o Luís acima denuncia, e que todos deviam saber !
Luís parabéns por mais este excelente alerta. Mas sou dos que ainda acredita que a maioria dos sportinguistas saberá distinguir o trigo do joio. Sabemos todos hoje que o ataque ao Bruno foi um ataque a um Sporting maior, forte, e motivador para limpar o futebol dos compadrios dos clubes do Norte e do Carnide futebol clube.
Hoje são por demais evidentes as provas disso mesmo e ainda sem o julgamento final do polvo vermelho.
Por isso acredito que as próximas eleições, quer sejam antecipadas ou não, trarão uma nova direcção capaz de ouvir os associados, respeitar os estatutos e repor a ilegalidade que a direccao actual impôs.