top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Gonçalo Santos 06/11/2020 - Sorte versus causa-efeito



O Sporting vai em primeiro e isso é bom. Enquanto sportinguista, qualquer vitória é para festejar, qualquer derrota serve para apreender, qualquer que seja o momento, qualquer que seja a direcção.

Porque o Sporting é sempre maior do que aqueles que o dirigem num determinado tempo, num dado espaço.

Definidas assim as questões, é também importante perceber se as vitórias são circunstanciais, fruto do acaso e de uma conjuntura que hoje é favorável, ou se têm uma base sólida, resultando de alterações estruturais que objectam transformar aquilo que é transitório num facto permanente.

Essa análise é fundamental e, perdendo algum tempo a fazê-la, percebemos que o mérito da equipa técnica e dos jogadores não pode servir para branquear uma direcção que nada tem feito para transformar estruturalmente o Sporting, dando seguimento ao trabalho das direcções anteriores.

Hoje, estando em primeiro lugar no campeonato, é fácil tecer loas a quem governa.

É fácil esquecer os problemas, as más decisões de gestão, as vendas estranhas e as compras enquadradas por patranhas. É fácil fingir que não se vê a continuada perda de influência do nosso clube nos órgãos de decisão do futebol português, que umas palmadas fingidas na mesa e entrevistas que nos apresentam como estando estranhamente alinhados com os nossos maiores rivais, não resolvem.

Pelo contrário.



Hoje, o mérito da equipa técnica e dos jogadores pode fazer-nos perder aquilo que não podemos nem devemos perder, o sentido crítico.

É este o alerta que humildemente vos deixo: é fundamental não se deixar enganar por vitórias de circunstância.

É absolutamente relevante continuar a pugnar por um Sporting dos sportinguistas, estruturalmente mais forte e capaz de ombrear, com a regularidade pretendida, com os maiores clubes do mundo.

Pensando sempre numa frase de Ralph Waldo Emerson: “homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito”.

Viva o Sporting, o Verdadeiro Sporting!! 

Gonçalo Santos

06/11/2020


267 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page