top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Gonçalo Santos 06/11/2020 - Sorte versus causa-efeito



O Sporting vai em primeiro e isso é bom. Enquanto sportinguista, qualquer vitória é para festejar, qualquer derrota serve para apreender, qualquer que seja o momento, qualquer que seja a direcção.

Porque o Sporting é sempre maior do que aqueles que o dirigem num determinado tempo, num dado espaço.

Definidas assim as questões, é também importante perceber se as vitórias são circunstanciais, fruto do acaso e de uma conjuntura que hoje é favorável, ou se têm uma base sólida, resultando de alterações estruturais que objectam transformar aquilo que é transitório num facto permanente.

Essa análise é fundamental e, perdendo algum tempo a fazê-la, percebemos que o mérito da equipa técnica e dos jogadores não pode servir para branquear uma direcção que nada tem feito para transformar estruturalmente o Sporting, dando seguimento ao trabalho das direcções anteriores.

Hoje, estando em primeiro lugar no campeonato, é fácil tecer loas a quem governa.

É fácil esquecer os problemas, as más decisões de gestão, as vendas estranhas e as compras enquadradas por patranhas. É fácil fingir que não se vê a continuada perda de influência do nosso clube nos órgãos de decisão do futebol português, que umas palmadas fingidas na mesa e entrevistas que nos apresentam como estando estranhamente alinhados com os nossos maiores rivais, não resolvem.

Pelo contrário.



Hoje, o mérito da equipa técnica e dos jogadores pode fazer-nos perder aquilo que não podemos nem devemos perder, o sentido crítico.

É este o alerta que humildemente vos deixo: é fundamental não se deixar enganar por vitórias de circunstância.

É absolutamente relevante continuar a pugnar por um Sporting dos sportinguistas, estruturalmente mais forte e capaz de ombrear, com a regularidade pretendida, com os maiores clubes do mundo.

Pensando sempre numa frase de Ralph Waldo Emerson: “homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito”.

Viva o Sporting, o Verdadeiro Sporting!! 

Gonçalo Santos

06/11/2020


267 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


heitorcosme9
heitorcosme9
Nov 08, 2020

bom dia e excelente domingo ; gostaria de lembrar os sportinguistas que certamente é bom os resultados ,mas o essencial é o respeito das pessoas que ocuparam esse lugar por fraude ,chacina ou seja golpes de oportunista com conivência deste Governo corrupto : Assim não podemos esquecer o que foi feito ilegal e com prejuízos a Instituição e ao legitimo Presidente Dr BDC ,portanto abram um pouco os olhos porque estas pessoas não são sportinguistas ,mas sim oportunistas para Lapidar os bens da Instituição SCP. Beijinhos e Abraços e atenção estas pessoas não fazem parte desta família. Excelente domingo

Like

Jorge Mendes
Jorge Mendes
Nov 07, 2020

neste clube é diferente, os fracos tiveram sorte ( golpada ) e uma forte causa efeito a ditadura.

Like

Domingos Isabelinho
Domingos Isabelinho
Nov 07, 2020

E é mesmo victória de circunstância. O primeiro milho é para os pardais. Quero ver se o eixo da segunda circular se mantém intacto nas últimas jornadas se o Sporting Clube de Portugal lá chegar em posição de ameaçar ganhar o campeonato. Quero ver se a padralhada aí não entra seriamente em acção. Não percebo é que ainda haja sportinguistas que já viram este filme milhentas vezes e ainda não sabem como acaba. É de bradar aos céus!...

Like

heitorcosme9
heitorcosme9
Nov 07, 2020

Bom dia a todos ,respondendo ao seu comentário Gonçalo Santos : As pessoas de bem não tem o direito de denegrir os seus associados ,apresentar balancete e contas que deveriam ser verificadas pela entidade competente ,deturpar a verdade falsificar Números e o mais grave ainda não Respeitar os estatutos e seus associados : Um Advogado e que foi Presidente da Ordem da classe ,não pode nem deve comportar-se como se comporta o Presidente da mesa do SCP ; e não se fala do Presidente ,quando se verifica que o PMAG diz o que diz a Publico ,certamente que haverá meios de nos sítios próprios ser devidamente responsabilidade das suas atitudes menos correctas . No dia 26 de Setembro…

Like

Antonio da Silva
Antonio da Silva
Nov 06, 2020

Excelente! Resume-se a isto.

Like
bottom of page