top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Alexandre Godinho 16/05/2020 - ACADEMIA SPORTING – DESMISTIFICANDO AS OBRAS “GALÁCTICAS”:Mitos...

ACADEMIA SPORTING – DESMISTIFICANDO AS OBRAS “GALÁCTICAS”: Mitos, colchões, pilares e quejandos…


Para a minha primeira colaboração escrita no site de Bruno de Carvalho vários poderiam ter sido os temas escolhidos sobre os quais eu verteria alguma linhas, como ora é o caso, para a posteridade, sendo certo que atenta a dimensão da escolha em apreço, poucas são as que recolhem unanimidade bastante ao mesmo tempo que me proporcionam alguma motivação pessoal na sua elaboração.

Assim sendo, e tendo em conta que outras oportunidades se avizinharão certamente, optei por iniciar por um tema que, estando na “agenda Sportinguista”, posso pronunciar-me com propriedade no que diz respeito ao período em que servi o Sporting C.P. (doravante, “SCP”) enquanto membro do Conselho Directivo 13’-18’.

Por um lado, assinalando as obras e/ou intervenções conexas efectivamente realizadas na Academia Sporting durante aquele período em que estivemos em funções, versus, por outro, a reiterada propaganda dos actuais Orgãos Sociais (doravante, “OS”), mediante os respectivos anúncios em “canais extra-SCP” sempre com pompa e circunstância visando o “ganho politico” (preterindo, lamentavelmente, a comunicação directa aos Sócios e Adeptos via meios SCP próprios) das obras que pretendiam fazer.

Neste contexto, nestas obras assim anunciadas pelos actuais OS, umas visam ficcionar a realização de empreitadas de monta cujo fito “eleitoralista” ou de manutenção/reforço do status quo vai sendo cada vez mais difícil de disfarçar, enquanto outras, na sua grande maioria, procuram com recurso ao branqueamento e manipulação do trabalho efectuado no nosso mandato, chamar a si os louros ou os créditos das iniciativas ou ideias. Destarte, cumpre esclarecer e pôr os devidos “pontos nos i’s”.

Com efeito, no nosso mandato, que, recorde-se, se iniciou em Março de 2013 com um prejuízo acumulado na SAD de sensivelmente 160M€, 43,8 milhões dos quais referentes à época 2012/13, foram efectuadas as seguintes intervenções (sem critérios de exaustividade nem detalhe que não cabem neste sede) na Academia Sporting:

• Modernização do Estado Aurélio Pereira (“EAP”), permitindo assim que os jogos disputados pela equipa B na II Liga (actual “LigaPro”) pudessem realizar-se na “nossa casa”, em vez de Rio Maior onde ocorriam até à data, sendo que essa empreitada incluiu:

o Substituição integral do sistema de drenagem; o Aumento das medidas do “terreno de jogo” para igualar as do Estádio José Alvalade (“EJA”); o Intervenção nas áreas envolventes e acessos para tornar o EAP cumpridor das regras e licenciamentos da Liga com vista à sua utilização na II Liga;

• Novo campo relvado de futebol onze para treinos (essencialmente da formação) passando para 8 no total (desses, 6 de relva natural);

• Intervenções várias na “Ala profissional” (e.g., ginásio, departamento médico, quartos, áreas de lazer e de refeição);

• Piscina existente (ao ar livre) passou a ser coberta mediante a sua inserção num edifício feito de raiz e completamente fechado com zona de tratamento dos atletas;

• Campo de futebol de sete, semi-coberto, foi objecto de intervenção na cobertura tornando-o completamente coberto e com substituição do respectivo relvado sintético;

• Empreitada com profunda Intervenção ao nível do sistema global de iluminação, passando por construção e implementação de novas torres de iluminação de raiz, bem como, de correção a nível estrutural e de posicionamento de algumas das existentes.


Ora, quanto às obras ou intervenções anunciadas pelos actuais OS, não podendo falar das mesmas com a mesma propriedade de quem lá está ou esteve, conforme fiz acima, farei as seguintes referências:

• Tendo visto as notícias e fotos da alegada intervenção nos balneários da equipa “A” na Academia (que aparentemente replicam o balneário que realizámos, quase de raiz, no EJA) e sem entrar na discussão da sua relevância, não posso deixar de relevar a má-fé com que o seu anúncio foi feito ao comparar com a versão antes de 2013 ao invés daqueloutra resultante da remodelação que efectuámos já no nosso mandato;

• Quantos às demais intervenções “conhecidas” e objecto de despudorada propaganda, i.é, melhorias no ginásio, área de banhos e hidromassagens com “equipamentos novos”, tratam-se aparentemente, na verdade, de pequenos ajustes vendidos como intervenções de fundo em espaços já objecto das mesmas no nosso mandato;

• Adicionalmente, foi anunciado com grande alarido a substituição de dois relvados (o artificial de futebol de 7 e um de reinos da equipa principal), ora sem prejuízo de desconhecer os respectivos moldes, ficam no ar algumas questões, como: tendo em conta a anterior renovação do campo de futebol de 7 no nosso mandato, era pertinente esta nova intervenção? tanto do ponto de vista desportivo como financeiro? E bem assim, quanto ao novo relvado de treinos? Infelizmente a quantidade de mentiras e fraudes destes OS não me permite conceder-lhes o tradicional “beneficio da dúvida”….

• Quanto aos famigerados “colchões” vou poupar estes OS (mesmo que eles não sejam merecedores dessa consideração) de comentar essa grande bandeira filosófica da sua visão para o Clube…

• Finalmente, não posso deixar de referir as “novas tabelas nutricionais” no refeitório, a redes “com bolor” existentes que, presumo foram objecto de empreitada rigorosa para sua substituição…. E, quiçá, a maior intervenção DE FUNDO, os “murais” com (i) frases motivacionais, bem como, com (ii) os exemplos a seguir em liderança, que inclui, inter alia, o ex-capitão rui patrício….

Para finalizar, em jeito de post scriptum, embora não seja o escopo deste meu escrito (seguramente haverá tempo e espaço específico para voltar ao tema), não posso deixar de tecer umas breves palavras sobre uma alusão perfeitamente infeliz (constando no panfleto de propaganda - que esta semana substituiu o Jornal Sporting, o mais antigo de Clubes do Mundo - o tal dos pilares, que a propósito, minguaram em 2 anos de 8 para 4….) onde cabe o “nosso” Pavilhão João Rocha, ao qual dediquei, enquanto co-responsável pela sua “criação” quase três (3) anos da minha vida durante o nosso mandato:

Deplorável a (FALTA DE) consideração pelas modalidades e respectiva “casa”, que é de todos os Sócios e Adeptos, aqui demonstrada. E por ora, por aqui me fico. Ps 2” – bem sei que acabei de resistir (não é fácil, acreditem!) a entrar em maior detalhe na apreciação da propaganda “dos pilares” (os 4 sobreviventes…) mas achei um piadão às inúmeras referências plasmadas pelo documento fora “denunciando” a falta de investimento nos anos antecedentes que casa tão bem com aquele slogan do All-in que zenha e varandas gostam de brandir nas suas acutilantes intervenções…. VIVA O SPORTING! QUE VOLTE A SER VOSSO!



Alexandre Godinho

16/05/2020


1.597 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo

9 Comments


Teresa Amaro
Teresa Amaro
May 17, 2020

Excelente texto. Mais uma vez obrigado por tudo o que fez pelo Sporting Dr Alexandre Godinho pois da outra parte só ouvimos falar de colchões.

Like

IK Carvalhido
IK Carvalhido
May 17, 2020

Excelente análise, que me fez recuar àquela "conferência de imprensa"!? onde ouvi falar de colchões como a vanguarda do investimento. Lembro-me que o non sense desse momento acabou dizimado pela apresentação do SEM FILTRO, o que me fez voltar à terra e ao meu (nosso) SPORTING, o verdadeiro, exigente, emotivo... A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL. E hoje, o que somos? Uma associação de propagandistas, caloteira, inconsequente no plano desportivo, à mercê dos nossos rivais (não esquecer o leak da pseudo auditoria), de culto da hipocrisia (sp a falar na herança pesada, que todos nós já percebemos o que significa: nunca chegarão ao nível de competência dos que os antecederam 😉). Obrigado pela v/dedicação e pela informação que têm divulgado. Seguimos…

Like

fernando.chula
May 17, 2020

É preciso dar conhecimento aos mais desatentos este tipo de situação. Nem toda a gente está alerta para aquilo que se passa para além do futebol. Sabemos que a imprensa faz parte da geringonça que é o Sporting actualmente. Portanto é preciso pôr cá fora essa informação para que possamos utilizar todas as plataformas ao nosso dispor para fazer chegar o conhecimento e a mensagem ao maior número de sócios possível. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado como sportinguista.

Like

Rui Sá Pereira
Rui Sá Pereira
May 16, 2020

Parece que a academia de Alcochete vai crescer para o dobro.

Incrível, que vai acontecer se isto não for cumprido, será que o Vagandas corta a outra mão ficando completamente maneta?

Mais do mesmo. Mas o que é certo é que ainda há quem acredite.

Saudações Leoninas.

Like

Nuno Jerónimo
Nuno Jerónimo
May 16, 2020

Sportinguistas não se deixem manipular!O SPORTING tem que voltar a ser nosso!

Força Bruno!


Like
bottom of page