Buscar

Afonso Pinto Coelho 15/07/2020 - A Conferência de imprensa de ontem (3a feira) de Rúben Amorim



No dia de ontem (terça-feira) teve lugar a conferência de imprensa de antevisão do jogo de hoje (quarta-feira) F.C.Porto-Sporting relativo à jornada 32 da Liga NOS 2019/2020. Seria uma conferência de Imprensa pré-jogo perfeitamente normal (com a duração de 8 minutos) se Ruben Amorim não tivesse feito a seguinte afirmação em resposta a uma pergunta do jornalista da Sport TV presente no Auditório Artur Agostinho: “Seria importante que o F.C.Porto não seja campeão hoje e que tenha de empatar ou vencer o Sporting para ser campeão.”


Acontece que a referida conferência de imprensa aconteceu às 16h, ou seja, 5h30m antes do inicio do S.L.Benfica-Vitória S.C. Confesso que fiquei muito surpreendido com a afirmação de Ruben Amorim, na medida em no momento da Conferência de Imprensa existiam 9 pontos por disputar para Benfica e Sporting, sendo que essa era exactamente a distância pontual entre Benfica e Sporting e que na ultima jornada vai realizar-se um Benfica-Sporting.


Considerando este cenário, era importante que o Benfica tivesse perdido com o Vitória Sport Clube e por consequência que o Futebol Clube do Porto tivesse sido campeão ontem, na medida em que este era o único cenário que permitiria garantir (pelo menos matematicamente) a possibilidade do Sporting ainda poder chegar (embora com possibilidades remotas) ao segundo Lugar da classificação no final da Liga, e consequentemente aceder à 3ª pré-eliminatória da edição 2020/2021 da Champions League.

Na minha opinião, Ruben Amorim nunca devia ter feito a afirmação que fez, até pelo seu passado ligado ao Benfica, na medida em que no momento em que a mesma foi produzida, era contrária aos interesses do Sporting do ponto de vista de objectivos classificativos.


Enquanto treinador do Sporting, Rúben Amorim deveria ter dito que enquanto matematicamente fosse possível iria continuar a pensar no segundo lugar, e que consequentemente desejava a derrota do Benfica frente ao Vitória Sport Clube, por simplesmente esse ser o único resultado que acautelava ainda a possibilidade do Sporting chegar ao segundo lugar, independentemente de isso significar automaticamente a conquista da Liga 2019/2020 por parte do Futebol Clube do Porto. Essa deve ser a cultura de exigência máxima de um treinador do Sporting Clube de Portugal, ou seja, nunca desistir de um objectivo enquanto matematicamente for possivel.

Como se sabe, o Benfica venceu o Vitória Sport Clube e assegurou matematicamente o segundo lugar na Liga 2019/2020, apesar do Futebol Clube do Porto ainda não ser campeão. Assim, o resultado do jogo de ontem foi de encontro ao pretendido por Ruben Amorim, conforme revelado na conferência de imprensa de ontem.



No entanto, aguardo que Rúben Amorim na próxima conferência de Imprensa (a realizar no pós-jogo do Estádio do Dragão) possa clarificar a afirmação que fez, pois quero acreditar que a mesma resulte de um lapso do próprio, pois só assim se entende a afirmação que fez.

Por ultimo, desejo que Rúben Amorim possa vencer hoje no Estádio do Dragão por forma a poder assegurar o mais depressa possível o terceiro lugar da Liga 2019/2020 para o Sporting, o qual garante o acesso directo à fase de Grupo da edição 2020/2021 da Liga Europa.


Saudações leoninas!



Afonso Pinto Coelho,

15/07/2020


526 visualizações11 comentários
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now