top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Afonso Pinto Coelho 08/04/2020 - Voto Electrónico


Em tempos de pandemia, que naturalmente pelo nosso confinamento também são por definição tempos de meditação, gostaria de vos chamar a atenção, para que reflictam, sobre o que se passou no dia 6 de Outubro de 2019 na “Asamblea General Ordinaria 2019” do Futbol Club Barcelona.

Na referida Assembleia Geral Ordinária do Clube, estava inscrita no sexto ponto da Ordem de Trabalhos uma proposta de alteração de estatutos para introdução do voto electrónico, a qual necessitava de 2/3 dos votos para ser aprovada. Esta proposta foi apresentada por um sócio pré-candidato às próximas eleições do clube, e tinha por base o sistema tecnológico de uma empresa catalã.


No entanto, segundo o “Mundo Deportivo”, esta mesmo empresa catalã já havia estado envolvida nos tempos mais recentes em várias polémicas que colocaram em causa a fiabilidade do seu sistema. De entre os vários episódios relatados pelo “Mundo Deportivo” sobre as dúvidas relativamente à fiabilidade do sistema da referida empresa, despertou-me especial atenção um deles. Nesse episódio, é relatado um caso que se passou entre a referida empresa e a Swiss Post, em que foi feita uma prova de transparência, através de vários hackers, testando a possibilidade de entrar no sistema.


Segundo o que é relatado, ninguém conseguiu hackear o sistema, mesmo perante a tentativa de 3.200 participantes. Contudo, um grupo de especialistas detectou opções de hackeo dentro do próprio sistema, e desta forma a Swiss Post anunciou a decisão de suspender temporariamente o voto electrónico nos próximos processos de votação.

No dia 6 de Outubro de 2019, os sócios do Futbol Club Barcelona não aprovaram a proposta de alteração de estatutos para introdução do voto electrónico, mesmo com a proposta a ser votada favoravelmente e surpreendentemente, como refere o “Sport”, pela Junta Directiva do clube, que pediu que os sócios votassem a favor da mesma.

Serve este exemplo dos sócios do Futbol Club Barcelona, para que os sócios do Sporting Clube de Portugal possam reflectir muito bem acerca de uma eventual proposta de i-voting (voto electrónico remoto) já anunciada por Frederico Varandas nos “Rugidos de Leão” e também defendida por outros membros dos actuais Orgãos Sociais do Clube na Sporting TV, Jornal Sporting, e numa sessão de esclarecimento com os núcleos realizada no Auditório Artur Agostinho.


Neste tempo que vivemos, desejo a todos o bem mais importante que devemos ter: SAÚDE. Saudações Leoninas!


Afonso Pinto Coelho

08/04/2020


954 visualizações19 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page