Em tempos de pandemia, que naturalmente pelo nosso confinamento também são por definição tempos de meditação, gostaria de vos chamar a atenção, para que reflictam, sobre o que se passou no dia 6 de Outubro de 2019 na “Asamblea General Ordinaria 2019” do Futbol Club Barcelona.
Na referida Assembleia Geral Ordinária do Clube, estava inscrita no sexto ponto da Ordem de Trabalhos uma proposta de alteração de estatutos para introdução do voto electrónico, a qual necessitava de 2/3 dos votos para ser aprovada. Esta proposta foi apresentada por um sócio pré-candidato às próximas eleições do clube, e tinha por base o sistema tecnológico de uma empresa catalã.
No entanto, segundo o “Mundo Deportivo”, esta mesmo empresa catalã já havia estado envolvida nos tempos mais recentes em várias polémicas que colocaram em causa a fiabilidade do seu sistema. De entre os vários episódios relatados pelo “Mundo Deportivo” sobre as dúvidas relativamente à fiabilidade do sistema da referida empresa, despertou-me especial atenção um deles. Nesse episódio, é relatado um caso que se passou entre a referida empresa e a Swiss Post, em que foi feita uma prova de transparência, através de vários hackers, testando a possibilidade de entrar no sistema.
Segundo o que é relatado, ninguém conseguiu hackear o sistema, mesmo perante a tentativa de 3.200 participantes. Contudo, um grupo de especialistas detectou opções de hackeo dentro do próprio sistema, e desta forma a Swiss Post anunciou a decisão de suspender temporariamente o voto electrónico nos próximos processos de votação.
No dia 6 de Outubro de 2019, os sócios do Futbol Club Barcelona não aprovaram a proposta de alteração de estatutos para introdução do voto electrónico, mesmo com a proposta a ser votada favoravelmente e surpreendentemente, como refere o “Sport”, pela Junta Directiva do clube, que pediu que os sócios votassem a favor da mesma.
Serve este exemplo dos sócios do Futbol Club Barcelona, para que os sócios do Sporting Clube de Portugal possam reflectir muito bem acerca de uma eventual proposta de i-voting (voto electrónico remoto) já anunciada por Frederico Varandas nos “Rugidos de Leão” e também defendida por outros membros dos actuais Orgãos Sociais do Clube na Sporting TV, Jornal Sporting, e numa sessão de esclarecimento com os núcleos realizada no Auditório Artur Agostinho.
Neste tempo que vivemos, desejo a todos o bem mais importante que devemos ter: SAÚDE. Saudações Leoninas!
Afonso Pinto Coelho
08/04/2020
Como sócio e seu apoiante desde sempre, nunca vacilei acerca do seu propósito i.e, contribuiu para que Sporting fosse maior entre os maiores.
No entanto para que seja possível dar a volta a tudo que foi feito contra si, em particular e, ao Sporting no todo, entendo que este BOM TRABALHO para ser bem sucedido, se tenha de completar junto das bases e, também junto de núcleos, já que estes podem estar a ser, ou a vir a ser, manipulados, ao 'pior' estilo de qualquer político que organiza e paga a excursionistas para, com "papas e bolos, se enganarem os tolos"...
Não bastou e 'basta' o trabalho dos 'media' que, foram e, se mantém 'essenciais' na critica e 'enxovalho' do…
Eu continuo a pagar quotas, na esperança que as mesmas sejam do SCP e não dá campo grande football SAD.
Está corja golpista e incompente (para os reais interesses do SCP e a sua SAD), mas muito competentes nos resultados que querem atingir (que serão catastróficos, aliás, uma característica dos cRoquettes, para o clube e SAD), prepara-se para uma purga aos cerca 80000 sócios que o anterior CD, liderado por BdC, angariaram para o clube e que não pagam quotas há +- 2 anos (pós AG ilegal de 23/06/2018). Por isso é importante que aqueles que deixaram de pagar quotas, paguem o atrasado e tenham quotas em dia, porque, mais tarde ou mais cedo (para bem do SCP, espero que…
De qualquer maneira é fundamental manter o maior número de sócios possível.
A maior parte , que deixou de pagar quotas , é,certamente, apoiante do Presidente Bruno de Carvalho.
É realmente incrível , a justificação dada pelo actual presidente da mesa da AG, relativa à numeração/código de barras nas últimas AG’s pós destituição.
Não olham a meios para atingir os seus desígnios.
De qualquer maneira é fundamental manter o maior número de sócios possível.
A maior parte , que deixou de pagar quotas , é,certamente, apoiante do Presidente Bruno de Carvalho.
É realmente incrível , a justificação dada pelo actual presidente da mesa da AG, relativa à numeração/código de barras nas últimas AG’s pós destituição.
Não olham a meios para atingir os seus desígnios.
Viva Afonso.
O Barça é um clube sem expressão (e não devemos seguir o seu exemplo), ainda se fosse o último classificado do campeonato do Burquina Faso?
Com os sócios/votos excursionistas e com AG de porta aberta, com votações de corrida, com código de barras nos boletins de voto e uma MAG e PMAG que defendem todos os interesses, menos aqueles que deviam defender, TODOS os sócios do SCP. Digo, que, é possível aprovar essa aberração do voto electrónico.
Desde 23/06/2018, que percebi que grande parte dos sócios do SCP (Graças a Deus não me incluo nesse grupo) é burra, influenciável e tem úteros nos ouvidos, pois emprenham muito por eles.
Abraço Afonso
SL
Ass: Pafan