top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Afonso Pinto Coelho 02/09/2020 - Era uma vez um (pseudo) instagrammer chamado Frederico



Ontem fomos surpreendidos pelo (re)aparecimento do actual Presidente do Conselho Directivo no Instagram, depois de ter feito uma ultima publicação no passado dia 16 de Junho.

O Instagram é uma rede social de partilha de fotos e vídeos entre os utilizadores, que permite aplicar filtros digitais e partilhar os mesmos em uma variedade de serviços de outras redes sociais.

Na publicação que fez ontem, Frederico Varandas não publica nenhuma foto ou video, mas sim a ultima convocatória da selecção nacional de futebol sub-21.



Nessa mesma publicação, ele faz alguns comentários relativamente à mesma.



Partilho da satisfação de Frederico Varandas em ter 8 jogadores do Sporting na referida selecção. Para além disso, Frederico Varandas vangloria-se da ultima convocatória ser um recorde de jogadores do Sporting numa convocatória de sub-21 na ultima década. No entanto, esquece-se de dizer que desses 8 jogadores, 7 desses jogadores já pertenciam às camadas jovens do Sporting muito tempo antes de Frederico Varandas chegar à presidência do clube. Mais, todos esses 7 jogadores tiveram presença nas convocatórias das selecções nacionais jovens antes de Frederico Varandas chegar à presidência. Relativamente ao 8º jogador convocado (Pedro Gonçalves), o jogador em questão foi contratado ao F.C.Famalicão no mês passado alegadamente por 6.5 Milhões de euros por 50% do passe, quando o valor de 100% do passe foi avaliado pelo site Transfermarkt em 7 Milhões de euros.



Por outro lado, é necessário ainda acrescentar que os jogadores Rúben Vinagre e Tiago Djaló que constam da mesma convocatória também fizeram parte da formação do Sporting antes de Frederico Varandas ser presidente e nessa altura também foram convocados para as selecções nacionais jovens. Apenas consigo encontrar explicação na publicação de Frederico Varandas se os colchões substituídos na Academia (conforme anunciado pelo próprio) contribuíram decisivamente para a mais recente convocatória da selecção nacional de futebol de sub-21.

De facto, como diz Frederico Varandas: “Destruir é fácil e rápido. Construir demora tempo”. Espero bem que Frederico Varandas não destrua o trabalho que foi realizado na formação por parte do Conselho Directivo que o antecedeu, conforme se comprova nas convocatórias dos jogadores convocados (independentemente de Frederico Varandas ser presidente). No entanto, ao contrário que o próprio diz, o futuro do Sporting não está garantido, pois em menos de dois anos, Frederico Varandas já conseguiu destruir a equipa de ciclismo profissional e a equipa campeã nacional de padel de clubes, apesar de essa modalidade constar no seu programa eleitoral como (nova) modalidade a desenvolver. Conseguiu igualmente destruir a ligação com 2 grupos oficiais de adeptos (Juventude Leonina e Directivo XXI) através da rescisão unilateral do protocolo com estas associações , bem como a ligação com 84.500 sócios, através da eliminação dos mesmos de sócios do clube. De facto, reconstruir o que o Frederico Varandas destruiu não será fácil e irá demorar bastante tempo.

Na sua publicação no instagram, Frederico Varandas falou de recorde de jogadores numa convocatória sub-21. No entanto, não falou da não convocação de nenhum jogador do Sporting para selecção nacional de futebol A, que muito bem poderia ser o “convocado” Domingos Duarte (jogador do Sporting desde 1/7/2011) transferido na presidência de Frederico Varandas para o Granada (em 14/7/2019) por um valor irrisório de 3 Milhões de Euros, sendo que actualmente o seu valor actual de mercado segundo o site Transfermarkt é de 8 milhões de Euros.



Foi durante a presidência de Frederico Varandas (Março de 2019) que pela primeira vez em 20 anos foi quebrado mais um recorde: nenhum jogador do Sporting foi convocado para a Selecção Nacional de Futebol A, o que aconteceu novamente na ultima convocatória.


Aliás, Frederico Varandas é responsável por vários recordes: em 2019/2020 termina em 4º lugar e fica de fora do pódio pela primeira vez nos últimos 7 anos, 17 derrotas na época 2019/2020 em 48 jogos são um recorde absoluto em 114 anos de história e pela terceira vez na história do clube (1988/1989, 1993/1994 2019/2020) perde os 4 clássicos num campeonato frente aos outros dois grandes do futebol português. Por ultimo sugere: “De regresso ao #adnsporting”, referindo-se à formação. Será que Frederico Varandas sabe o verdadeiro significado da palavra ADN? Será que Frederico Varandas conhece verdadeiramente a história do Sporting? Independentemente do Sporting ser um dos melhores clubes formadores do mundo conforme como se pode comprovar através da lista (em anexo) publicada pelo Observatório do Futebol de Centro de Estudos do Desporto (CIES) em 2016, o ADN do Sporting é o seu ecletismo e a sua matriz de clube multi-desportivo que o distingue em termos de característica identitária e diferenciadora desde a sua fundação relativamente aos demais.



Como nota final, congratulo-me por finalmente (antes tarde do que nunca!) na passada segunda-feira, dia 31 de Agosto terem começado a ser pagos os valores relativos ao reembolso das gameboxes Futebol e Modalidades, ou seja, mais de 4 (!) meses depois de se saber através dos comunicados das Federações (Futebol, Andebol, Basquetebol, Patinagem e Voleibol) que os sócios do Sporting Clube de Portugal portadores de gameboxes não poderiam usufruir presencialmente de todos jogos incluídos nas respectivas gameboxes pelo efeito da pandemia do Covid-19. No entanto uma questão permanece sem resposta: Porque foi a Sporting SAD a transferir para os sócios do Sporting Clube de Portugal o valor relativo ao reembolso das Gameboxes Modalidades?


Saudações leoninas!



Afonso Pinto Coelho

02/09/2020


585 visualizações16 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page