top of page
Buscar
  • Foto do escritorOpinião com Assinatura

Afonso Pinto Coelho 01/07/2020 - GALA HONORIS SPORTING & ANIVERSÁRIO



Faz hoje precisamente 114 anos que nasceu o Sporting Clube de Portugal, um clube tão grande como os maiores da Europa, conforme a profecia lançada pelo seu fundador, José Alvalade. Em boa hora, o anterior Conselho Directivo decidiu instituir uma Gala no aniversário do clube para premiar quem mais se distingue anualmente no Universo Leonino, em que são os sócios que votam para escolher o vencedor nas várias categorias de prémios a atribuir.


A primeira edição da Gala Honoris Sporting decorreu em 2014 no Parque das Nações (Meo Arena). Seguiram-se a II, III e IV edições todas elas realizadas no Coliseu dos Recreios em 2015, 2016 e 2017, respectivamente. Todas estas edições decorreram por altura do aniversário do Sporting Clube de Portugal. Em 2018, a Gala Honoris Sporting não se realizou em virtude das mudanças que ocorreram na estrutura directiva do clube. Na Assembleia-Geral de 29 de Junho de 2019, o actual Presidente do Conselho Directivo disse que a Gala relativa a 2019 não se poderia realizar no dia 1 de Julho desse ano no Pavilhão João Rocha por questões logisticas, na medida em que dia 6 de Julho de 2019 teria lugar nova Assembleia-Geral no mesmo pavilhão.


No entanto e de forma surpreendente, entre as duas referidas Assembleias Gerais decorreu no Pavilhão João Rocha a cerimónia de apresentação dos equipamentos para a época desportiva 2019/2020, a qual obrigou a um esforço logistico bastante considerável, conforme se constatou facilmente durante o referido evento. No dia 17 de Dezembro de 2019, realizou-se no Casino do Estoril (e não no Pavilhão João Rocha), a V edição da Gala Honoris Sporting, que coincidiu com o Jantar Corporate dedicado aos parceiros do Sporting Clube de Portugal.


Na V edição da Gala, os sócios não puderam estar presentes, nem mesmo pagando o jantar incluido no próprio evento, na medida em que a participação da Gala foi limitada apenas a convidados especiais. Não me parece que esta seja a melhor forma de organizar uma Gala de clube, na medida em que os sócios não podem servir apenas para votar nos premiados.


Parece-me que a V edição da Gala Honoris Sporting contrariou parte dos principios que estiveram na base da sua criação, contrariando a lógica organizativa das primeiras quatro edições, e até mesmo a (estratégia comunicacional de) relação com os sócios. Independentemente do Jantar Corporate anual, que entendo que se deva realizar com os parceiros, juntar os dois eventos a menos de 15 dias do final do ano apenas se entende na óptica de evitar à ultima da hora e no limite uma violação estatutária, na medida em que a organização anual da referida gala está consagrada dos estatutos.


Mais, dispondo o Sporting Clube de Portugal de uma infra-estrutura de excelência para organizar este tipo de eventos, não faz sentido que a Gala Honoris Sporting não se realize nas instalações do clube, desejavelmente no dia de aniversário, e com uma participação massiva dos sócios.


A Gala Honoris Sporting deve ser uma festa de celebração do Sportinguismo, através do reforço da militância dos sócios, por via da aproximação com os orgãos sociais, funcionários e atletas. Em termos de pandemia, é compreensível que não se possa prever ainda quando se vai realizar a próxima edição da Gala Honoris Sporting. No entanto, faço votos que a edição número VI da Gala Honoris Sporting seja no Pavilhão João Rocha, e em que os sócios do Sporting Clube de Portugal possam massivamente e livremente estar presentes sem qualquer tipo de limitações, para além da natural lotação do espaço.


Muitos Parabéns Sporting!

Saudações leoninas!


Afonso Pinto Coelho

01/07/2020


334 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

6 Comments


heitorcosme9
heitorcosme9
Jul 07, 2020

Meu caro amigo Afonso gostei imenso da sua narrativa e é muito triste ver estes sr a destruir tudo o que foi feito de bem e com muito amor ; mas no fundo o que interessa é o Respeito por todos os atletas e associados que deixou de existir e mais concretamente a falta de respeito pelos nossos estatutos em que o sr advogado tem a pouca vergonha de dizer em publico que não respeita porque acha isso. O nosso clube fez 114 anos de historia e este ocupantes querem destruir o que foi construído com muito amor e sacrifício ; pois esta na altura de dizer basta . Não me leve a mal esta minha intervenção ,sabe que tenh…

Like

Teresa Amaro
Teresa Amaro
Jul 01, 2020

Com estes Ditadores nunca vamos assistir a uma gala mas sim a um espetáculo degradante. Vou esperar para ver aquilo que o futuro nos vai trazer porque actualmente o entusiasmo não existe

Like

Jorge Mendes
Jorge Mendes
Jul 01, 2020

argália Honoris casta, realiza se no pátio alfacinha em 2030.

Like

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Jul 01, 2020

Espero que se realize para o ano no nosso pavilhão João Rocha, mas que não seja necessário descalçar os sapatos à entrada.

Like

Fernando Pereira
Fernando Pereira
Jul 01, 2020

Assisti pela TV á "puta da gala" do ano passado. Sinceramente já assisti a funerais mais interessantes! Estava mal habituado.....

Like
bottom of page